Publicado em 24 de junho de 2021 às 11:20

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizou na quarta-feira (23), dois projetos integrados à Agenda Mais Acesso, do Ministério da Saúde.

O Projeto Saúde no Campo foi promovido pela equipe de saúde da UBS Irmã Dulce no assentamento Hugo Herédia e teve por objetivo promover a saúde da comunidade da área rural, oferecer recursos para a melhoria da saúde e qualidade de vida.

As atividades desenvolvidas foram: orientações sobre Covid-19, prevenção da dengue, doença de chagas e tuberculose, coleta de exame citopatológico, baciloscopia para identificar tuberculose, testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis, solicitação de exames de mamografia, pesagem dos beneficiários do Bolsa Família, palestra sobre doação de sangue, distribuição de preservativos masculino e feminino, orientações sobre a vacina da Covid-19 e importância da segunda dose e também a vacina contra a Influenza.

A equipe do NASF realizou cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), incentivo à prática de atividades físicas como forma de prevenir depressão e outras doenças. Houve orientações sobre o combate à violência infantil e doméstica e prevenção de acidentes domésticos.

Também fez parte da ação no assentamento Hugo Herédia o Projeto Flores do Campo, desenvolvido especialmente para as mulheres da área rural e focado no cuidado, informação e respeito à saúde das mulheres principalmente no combate à violência contra as mulheres.

AGENDA MAIS ACESSO
O Projeto Saúde no Campo e o Projeto Flores do Campo estão integrados ao Projeto Agenda Mais Acesso, do Ministério da Saúde.

O município de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi contemplado com o Projeto Agenda Mais Acesso, que tem por objetivos organizar os processos de trabalho na Atenção Básica, considerando a mulher desde a infância até a fase da terceira idade, organizar ações de educação em saúde para adolescentes junto ao programa Saúde na Escola, incluir a população da UBS no planejamento, execução e avaliação das ações que visam o bem estar das mulheres, qualificar as ações de educação e comunicação em prevenção de violências domésticas. qualificar as ações de educação e comunicação em saúde sexual e saúde reprodutiva para toda a população e orientação no ramo da odontologia, como higiene bucal, exame bucal com finalidade de avaliação de risco de cárie e exame de prevenção ao câncer bucal.

A secretária de saúde, Carmem Guariente, entende que esses projetos realizados com a Atenção Básica abordam temas extremamente importantes que buscam ampliar o conhecimento da população através de esclarecimentos, orientações e ações focadas no cuidado, prevenção e promoção da saúde principalmente com a saúde da mulher.

As equipes de saúde estão se organizando para promover a ação em outros bairros rurais de Araçatuba.