Publicado em 10 de agosto de 2021 às 12:53

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba está realizando esta semana ações de combate à doença de Chagas no município. Nesta terça (10), as equipes estão fazendo manejo e controle do bicho barbeiro nas palmeiras da avenida João Arruda Brasil.

Normalmente nessas ações, feitas anualmente, não são encontrados insetos contaminados. O objetivo da ação é reduzir a infestação dos triatomíneos, popularmente conhecidos como bicho barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

O trabalho tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), que faz a poda das folhas das palmeiras, enquanto os agentes de combate a endemias fazem a seleção do inseto.

Junto a essa ação, agentes comunitários de saúde estão indo nas residências próximas à avenida João Arruda Brasil a fim de orientar os munícipes quanto às procedências em caso de aparecimento de bicho barbeiro na residência. Nas Unidades Básicas de Saúde também é reforçada a necessidade da notificação em caso de aparecimento do inseto.