Publicado em 09 de setembro de 2022 às 12:29

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba realizaram a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) dos agentes de combate a endemias. As atividades foram concentradas nesta sexta-feira (9).

Com o tema “Segurança é um dever de todos”, a SIPAT teve a participação dos agentes de combate a endemias que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Esses profissionais fazem visitas diariamente às residências e correm sérios riscos de acidentes ou incidentes, como mordidas de animais, quedas ou torções.

O evento teve início com uma apresentação de dança e, logo após, os pronunciamentos das autoridades. Participaram da abertura o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a diretora do Departamento de Atenção Básica, Cristiane Camargo, a dirigente administrativo do CCZ, Rute Mara Floriano, o presidente da CIPA, Guilherme Juan P.R. dos Santos, o técnico de segurança do trabalho, Marcos Barbosa, a técnica de segurança do trabalho, Ieda Priscila Cavalheira, e a técnica da SUCEN, Tania Suto.

Na sequência, os agentes de combate a endemias participaram de palestras com temas diversos, como acidente de trabalho, acidente de trânsito e percurso, psicotrópicos, educação em saúde e inteligência emocional. Também foi feita uma aula laboral, roda de conversa e distribuição de brindes.