Publicado em 24 de agosto de 2021 às 11:44

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba, através da Unidade de Vigilancia em Zoonoses, iniciou nesta semana uma ação de intensificação para combate, prevenção e controle de escorpiões em escolas e creches do município.

A ação busca antever o possível aumento que se dá nessa época do ano, considerando o período reprodutivo do animal que tem início em agosto, com pico de outubro a janeiro.

Na segunda-feira (23), equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros TV, Alvorada, Dona Amélia e Centro estiveram nas Emebs Prof. Lourdes Regina, Prof. Fausto Perri, Prof. Enoy Chaves Leone, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, Profª. Henny Ferraz Homem e Profª. Alice Couto De Moraes.

Em 2020, a Secretaria Municipal de Saúde implantou Protocolo de Manejo de Escorpiões, que além de reafirmar fluxo de atendimento às pacientes vítimas dos acidentes colocado em vigor em 2017, estabeleceu medidas de prevenção e controle destes animais.

Por meio da priorização dos bairros mais afetados e busca ativa nos locais do acidente em até 24 horas, e com a presença dos agentes de endemias e vetores nos territórios das Unidades Básicas de Saúde, foi possível identificar uma diminuição expressiva dessas ocorrências, com números que superam 30% de queda.

Até o dia 20 de agosto, foram registrados pela Vigilância Epidemiológica 682 casos de acidentes por picada de escorpião em Araçatuba.

CUIDADOS
Para evitar a entrada dos escorpiões é recomendado usar telas em ralos, pias, tanques e saídas de águas, vedar as frestas nas paredes e colocar protetores debaixo das portas. Deixar as camas e berços afastados das paredes, vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los também são maneiras de evitar acidentes.

Intensificar os cuidados com as áreas externas, deixando livre de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, manter o ambiente limpo e livre de entulhos. Baratas servem de alimento e atraem os escorpiões que saem de seus esconderijos em busca de alimento. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos, usar luvas e botas para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção e nas atividades de jardinagem.

Importante ressaltar que sobras de materiais usados em reformas e construções precisam receber destino adequado.
Nas áreas rurais, além de todas essas medidas, é essencial preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja. Estes são os principais predadores dos escorpiões.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

PROGRAMAÇÃO
UBS/TERRITÓRIO – ESCOLA

24/08 – Terça-feira
UBS Dona Amélia – Emeb Mariazinha Sanches de Oliveira Costa Miloch
UBS Maria Tereza – Emeb Prof Maria Adelaide Camargo Cardoso
UBS Maria Tereza – Emeb Faustina Maximiano Amaral
UBS Maria Tereza – Emeb Deodato Isique
UBS Morada dos Nobres – Emeb Prof Mariana Guedes Tibagy
UBS Morada dos Nobres – Emeb Prof Ana Maria Neri Landre

25/08 – Quarta-feira
UBS Pedro Perri – Emeb Floriano Camargo Arruda Brasil
UBS Pedro Perri – Emeb Jacinto G. de Moura
UBS Planalto – Emeb Prof Darcy Fontanelli
UBS Planalto – Emeb Camila Tomashinsky
UBS São José – Emeb Prof Leila C. de Freitas Machado

26/08 – Quinta-feira
UBS São José – Emeb. Selma Maria Trevelin de Jesus
UBS TV – Emeb Silene Maria Barreto
UBS Turrini – Emeb Helen Margot de Assis
UBS Turrini – Emeb Prof Lauro Bittencourt
UBS TV – Emeb Prof. Joaquim Fernandes

27/08 – Sexta-feira
UBS TV – Emeb Prof. Anna dos Santos Barros
UBS Umuarama – Emeb Profº Mario de Moura
UBS Umuarama – Emeb Profª Maria Zancheta Venturolli
UBS Umuarama – Emeb Profª Maria Helena de Freitas Carli
UBS Umuarama – Emeb Profª Egles Gabas de Carvalho
UBS Turrini – Emeb Silene Maria Barreto
UBS Centro – Emeb Cristiano Olsen.