Publicado em 15 de março de 2022 às 10:14

A Prefeitura do Município de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Associação Mahatma Gandhi, informa sobre a realização da Campanha de Prevenção à Tuberculose, no período de 14 a 28 de março de 2022.

O objetivo é alertar a população para que fique atenta aos possíveis sinais e sintomas da doença, e caso identifique algum destes procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, a fim de que o diagnóstico da doença seja realizado de forma precoce.

O exame é simples, o resultado é rápido e pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas UBSs dos bairros Planalto, Pedro Perri e Umuarama, que funcionam das 7h às 22h.

Além das UBSs, o exame também está sendo realizado no Hospital Municipal (antigo Hospital da mulher) de segunda à sexta das 7h às 23h, e aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos das 7h às 19h.

IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA.

A Tuberculose continua a ser uma das causas de morte infecciosas mais mortais do mundo, sendo causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch e considerada um sério problema para a saúde pública. Todos os dias, quase 4.000 perdem a vida e cerca de 28.000 pessoas adoecem devido à essa doença evitável e curável (Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, 2021).

Atenção: Você que está com tosse, febre baixa (geralmente no período da tarde), sudorese noturna, falta de apetite, cansaço e perda de peso, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa, entre os dias 14 a 28/03.