Publicado em 12 de abril de 2017 às 14:27

Nesta quarta-feira (01), o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor e a secretária de Saúde Carmem Guariente participaram da solenidade de recepção aos médicos residentes, na Santa Casa de Araçatuba. São 18 médicos a se especializar nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Ortopedia e Clinica Médica. As especialidades de ginecologia e obstetrícia e ortopedia terão duração de três anos. Já as de clínica médica e pediatria, dois anos.

O diretor clínico e preceptor da clínica médica, Sérgio Smolentzov, destacou o desafio em trazer a residência médica de volta ao município. “Hoje me sinto à vontade para falar: o prefeito Dilador é um amigo, batalhou pela volta da residência médica e hoje estamos dando os primeiros passos. Eu acredito que juntos, Santa Casa, prefeitura, secretaria de Saúde vamos recomeçar uma nova história na saúde de nossa cidade”, destacou o diretor.

A Santa Casa atende cerca de 700 mil habitantes de 43 municípios da região de Araçatuba. É realizada uma média mensal de 1,8 mil cirurgias com recursos institucionais do Ministério da Saúde e recursos extraordinários do Governo do Estado. Também são prestados, mensalmente, mais de mil atendimentos ambulatoriais e emergenciais pelo Ambulatório Médico de Especialidades e Pronto-Socorro.

O provedor Jaime Monçalvarga destacou todo este trabalho desenvolvido, mas citou as dificuldades financeiras que a Santa Casa enfrenta. ”Estamos passando por um momento financeiro complicado, todo o país está, mas cada conquista é algo que agrega e ajuda a nos manter de pé, os alunos da residência médica vieram em boa hora e podem contar com grandes profissionais”.

Os médicos residentes trabalharão 60 horas por semana não só na Santa Casa, mas também nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), pronto-socorro e na saúde do município. Apesar da parte teórica, 80% a 90% serão atendimentos a pacientes.

VALORIZAR OS MÉDICOS

O prefeito Dilador ressaltou a importância de se valorizar o médico brasileiro. “Não tenho nada contra os médicos cubanos, estão prestando um bom trabalho, mas sou ‘bairrista’ e acho que os nossos médicos precisam de oportunidades e reconhecimento. Lutei muito pela volta da residência médica e hoje estamos vivendo um momento importante para residentes e para toda a população que será atendida por vocês. Sejam bem-vindos”, discursou o prefeito Dilador Borges.

Após solenidade, todos os convidados foram convidados a participar da reinauguração da biblioteca “ Dr. Eurycledes de Jesus Zerbini”, que foi equipada com computadores e novos livros para melhor atender a necessidade dos residentes.