Publicado em 28 de maio de 2018 às 17:28

No último sábado (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba realizou a campanha “Sábado do Bebê”, voltada ao acompanhamento da saúde de crianças de 0 a 2 anos e que aconteceu simultaneamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Em visita à UBS Dr. Alfredo Dantas de Souza, do bairro Umuarama, a vice-prefeita Edna Flor conheceu a campanha, que acontecia junto à vacinação contra gripe H1N1 Influenza. A ação reuniu os serviços de atualização da carteirinha de vacinação, avaliação odontológica, puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento), verificação do peso e tamanho, atividade odontológica educativa em relação à alimentação, higiene bucal e desenvolvimento dentário e orientação aos pais ou responsáveis.

Segundo Aparecida Nava, diretora do Departamento de Atenção Básica de Araçatuba, o foco da campanha foi o atendimento às crianças, mas um dos principais motivos foi chamar a atenção à ampliação do atendimento que agora acontece em todas as UBSs da cidade. “O atendimento a bebês era centralizado no Caica (Centro de Atenção à Criança e Adolescente), a Clínica do Bebê, que tinha uma equipe para atender só crianças de 0 a 2 anos. Com a Estratégia da Saúde da Família, na qual se tem que atender também as gestante e acompanhar o crescimento, hoje esse atendimento foi passado para as UBSs. Todas as 18 unidades tem atendimento a bebês”, reforçou.

Ainda segundo Nava, só em maio já foram atendidos 35 bebês, tendo um total de 550 atendimentos a crianças desde a mudança.