Publicado em 05 de julho de 2018 às 19:35

O Novo Pronto Socorro Municipal “Aida Vanzo Dolce” foi inaugurado nesta quinta-feira (05) e já está funcionando, na rua Rosa Cury, nº 72, bairro São Joaquim.

O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi; do deputado federal Fausto Pinato; do prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor; da secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente; do presidente da Câmara Rivael Papinha, vereadores, prefeitos da região e autoridades.

O novo local passou por adequações e hoje se encontra dentro das especificações definidas pelo Ministério da Saúde, que pode inclusive ser transformado em UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e assim poder contar com recursos federais em seu custeio. “Esse será o nosso próximo passo: conseguir essa transformação, assegurando mais e melhores serviços para o atendimento à população”, disse o prefeito Dilador Borges.

A secretária Carmem Guariente destacou o empenho de todos os servidores envolvidos. “Todos se uniram para que o Pronto Socorro fosse inaugurado hoje: servidores da SOSP, da Saúde, da OS , enfim cada um se dedicou ao máximo. Hoje inauguramos o PS com uma ótima infra-estrutura, mas eu sempre digo que o que queremos ter atendimento de qualidade e vamos trabalhar para isso”.

O antigo prédio do PS, no bairro Santana, passará por reformas, já que não apresenta condições de funcionar com atendimento à população. Após a reforma, o local será destinado a outros serviços de saúde, ainda em estudo.

O PS já está funcionando 24 horas durante os sete dias da semana e contará com médicos clínicos gerais, pediatra de plantão 24 horas, além de farmácia externa de dispensação, onde serão disponibilizados medicamentos para urgência e emergência, serviço de assistência social, aparelhos de raios X e exames laboratoriais.

DETALHES

Para assegurar seu funcionamento, o Pronto Socorro “Aida Vanzo Dolce” conta com um gerente de projeto, dois supervisores da RUE – Rede de Urgência e Emergência, um supervisor de logística de transporte, 15 recepcionistas, 5 auxiliares administrativo, um assistente social, um enfermeiro RT (responsável técnico), 17 enfermeiros assistenciais, 77 técnicos e auxiliares de enfermagem, 20 auxiliares de serviços gerais, um coordenador farmacêutico, 2 farmacêuticos, 9 auxiliares de farmácia, um auxiliar de manutenção, 10 porteiros, clínico geral, pediatra, ortopedista e dentista, além de auxiliar ou técnico de saúde bucal, técnico em raio X, técnico de gesso, coordenador médico de plantão e um diretor técnico. No total, 166 profissionais atuarão no atendimento ao público, no regime de escala.

Serão prestados todos os serviços de atendimento a urgências e emergências, além do atendimento especializado em pediatria 24 horas. Também serão oferecidos atendimentos de urgência ortopédica e de urgência em odontologia.

Foram feitas adequações ao custo total de R$ 585.384,34, incluindo-se nesses valores transporte e instalação de equipamento de raio X, gerador e tubulações de gases medicinais e implantação de novo sistema de informática, entre outros itens.

As novas instalações estão em imóvel alugado pela Prefeitura, que desembolsará R$ 24 mil por mês, durante um contrato com 12 meses de duração.