Publicado em 04 de agosto de 2020 às 10:54

Um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba está incentivando alunos, professores, coordenadores e orientadores pedagógicos a se caracterizarem como uma obra de arte.

O desafio, chamado #VireArteAracatuba, está movimentando toda a comunidade escolar, mesmo em época de pandemia da Covid-19. De casa, o participante escolhe uma obra de arte e faz a releitura cênica da pintura.

A participação dos alunos em isolamento social em atividades propostas pelos arte educadores para Estudo no Lar é imprescindível, pois ao retornarem às aulas presenciais terão mantido em processo de desenvolvimento ativo habilidades previstas em planos escolares. As propostas de atividades de Arte para o Estudo no Lar têm objetivo de promover um ritmo diário de estudos, garantindo a continuidade de aprendizagens.

A orientadora pedagógica de Arte Juliana Maria de Lima considera fundamental a iniciativa nesse período de pandemia, principalmente como forma de fortalecer o aprendizado e vivência com a arte. “A integração entre professor e aluno é de extrema importância nessa situação que é nova para todo mundo, onde todos estão tentando entender como agir. Os vínculos afetivos que a criança possui com as pessoas que normalmente convive no ambiente escolar precisam ser mantidos, isso fortalece e ampara emocionalmente para atravessar esse período tão difícil. A Arte por sua natureza tem o poder de nos unir e hoje, diante do contexto, podemos nitidamente constatar que é impossível viver sem Arte. Já dizia Nietzsche: “A Arte existe para que a realidade não nos destrua”’’, destacou.

A ação ainda está em andamento e todas as produções estão sendo postadas no Facebook Arte Educação Município de Araçatuba, no link https://www.facebook.com/Arte-Educa%C3%A7%C3%A3o-Munic%C3%ADpio-de-Ara%C3%A7atuba-1495199040773099/ .