Publicado em 31 de outubro de 2017 às 18:48

A Câmara Municipal de Araçatuba aprovou, nesta segunda-feira (30), o projeto de lei número 185, que visa regulamentar na cidade o Plano Diretor Municipal de Turismo. O documento foi elaborado ao longo do ano e tem a intenção de incluir Araçatuba entre os 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT) do estado de São Paulo.

O projeto de lei deverá chegar à prefeitura até o final desta semana e, quando isso acontecer, o prefeito Dilador Borges terá um prazo de até 15 dias úteis para sancioná-lo. A aprovação na Câmara era o único quesito que faltava para a Assembléia Legislativa de São Paulo dar continuidade ao processo e encaminhá-lo à Secretaria de Turismo do Estado.

De acordo com a diretora da Secretaria de Turismo, Luciana Mori, Araçatuba está há anos tentando conseguir a aprovação desse título pela Câmara. “Penso que esse é um momento histórico para nosso município, principalmente porque nessa gestão a votação obteve um resultado unânime”, ressaltou.

Segundo o secretário municipal de turismo, Petrônio Pereira Lima, se o Plano for aprovado pela Assembléia e a continuidade de seu processo for positiva, o município poderá receber até 600 mil reais por ano em recursos do Fundo Estadual de Turismo para investimento no setor. “Queremos investir nos atrativos turísticos de nosso município e fazer do turismo o vetor de sua economia”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, a elaboração desse Plano, como um estudo analítico do cenário turístico da cidade, tem como objetivo desenvolver e manter a identidade local, determinando os objetivos, estratégias e ordenando as ações que nortearão o desenvolvimento sustentável do turismo de Araçatuba.