Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 16:04

A Secretaria de Esportes de São Paulo integrou Araçatuba ao programa Centro de Formação Esportiva, com seis seletivas, em janeiro, para capacitação em categorias de base, nas modalidades futsal (masculino e feminino), judô, Karatê e vôlei (masculino e feminino). O programa terá duração pelos 12 meses de 2023.

O núcleo do projeto integrará o município em um programa de abrangência regional com intuito de transformar adolescentes, com faixa etária entre 10 e 17 anos, em novos atletas para futuras categorias de rendimento esportivo.

Foi criado para atender jovens com certas habilidades, possibilitando melhorar seus conhecimentos e o desenvolvimento nas modalidades de futsal, judô, karatê e voleibol, com a qualidade e eficiência para que possam refinar suas habilidades com metodologia adequada. Os selecionados receberão aulas, treinos e participarão de eventos esportivos das modalidades.

O projeto tem como propósito promover o esporte com agente de desenvolvimento e inclusão social, contribuindo para melhorar a qualidade de via de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades motoras de locomoção, manipulação e estabilização, habilidades específicas das modalidades, capacidades físicas de velocidade, agilidade, equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e noções táticas de jogo.

Também se propõe a educar para a construção de atitudes interpessoais, de cooperação, boa convivência e solidariedade, desenvolver habilidades de cognição, raciocínio lógico, construção de estratégias e análise tática dos jogos. bem como trabalhar com a construção de regras adaptadas nas diferentes faixas etárias, integrando pais e alunos e a comunidade nos eventos.

As turmas estão organizadas por modalidades esportivas e em categorias masculina e feminina, tendo cada uma apenas 20 vagas, horários e locais específicos, com professores especializados do Instituto Hope, parceiro do programa estadual e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SMELR) de Araçatuba.

Os interessados a participarem das seletivas, que continuarão acontecendo nos próximos dias, podem procurara a secretaria (SMELR) na rua Rua Francisco Braga , nº 351, bairro Saudade, pelo telefone (18) 3636-1290, ou ir até os próprios locais de realização das atividades, nos horários definidos.

VOLEI MASCULINO – (Prof. Rafael)
Segunda / quarta / sexta – 16.30h às 18.30h
Local: Ginásio Placido Rocha – Rua Francisco Braga, 414

VOLEI FEMININO – (Prof. Belmiro)
Segunda / quarta / sexta – 17h às 19h
Local: Ginásio de Esportes Orlando Ramalho “Matarazzo” – Rua Santo Antônio, 11

KARATÊ – (Prof. Lucas)
Segunda / quarta / sexta – 14h30 às 16h30
Local: Complexo Esportivo Municipal – Rua Francisco Braga, 414

JUDÔ – (Profa. Marta)
Terça / quinta / sexta – 17h30 às 19h30
Local: Complexo Esportivo Municipal – Rua Francisco Braga, 414

FUTSAL MASCULINO – ( Profa. Kaká)
Quarta / sexta – 16h30 às 18h30
Local: Clube dos Bancários – Rua Clovis Pestana, 495, Jd. Dona Amélia

FUTSAL FEMININO – (Prof. Luís Gustavo)
Segunda / quarta / sexta – 16h00 às 18h00
Local: ADPM – Rua Abramo Gon 143, Conj Hab Castelo Branco