Publicado em 09 de agosto de 2019 às 17:50

Na manhã desta sexta-feira (9), aconteceu o encerramento da participação dos arte-educadores da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, no projeto Pólo Bauru – Rede Arte na Escola: formação continuada de educadores. O projeto de formação continuada é um convênio entre a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru e o Instituto Arte na Escola.

Durante um semestre, aproximadamente dezesseis professores de Araçatuba participaram quinzenalmente do projeto, ministrado pela coordenadora do curso de artes na Unesp de Bauru, Eliane Patrícia Grandini Serrano. O grupo de educadores produziram trabalhos para compreender o funcionamento do processo de criação dos alunos.

O objetivo da iniciativa, que tem como público-alvo professores de arte da rede pública de ensino, qualificar processos educacionais em arte, entendendo a arte como linguagem, área de conhecimento específica e de produção de sentidos, através da reflexão permanente sobre a prática dos professores no ambiente escolar.

De acordo com a orientadora da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Lima, fortalecer o conhecimento do docente é fundamental para o ensino. “O professor de arte precisa fazer arte. Não adianta só entrar na sala de aula e cobrar o aluno, sendo que ele mesmo não tem essa experiência.”, contou.