Publicado em 21 de setembro de 2017 às 11:02

A Prefeitura de Araçatuba está implantando um novo sistema de impressoras em seus setores e espera economizar até 500 mil reais por ano com manutenção, impressões e toners. O programa de gestão criou ilhas de impressão em todos os setores do Paço Municipal, o que diminuiu a quantidade de impressões e as padronizou.

A prefeitura possuía um parque instalado de 300 impressoras híbridas (de marcas diferentes) com três a cinco anos de uso, e várias delas apresentam problemas e descontinuidade tecnológica.

O Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização Administrativa (DTIMA) efetuou estudo técnico no levantamento do parque de impressão e elaborou um termo referencial técnico, visando a terceirização das impressões em toda a prefeitura e nas secretarias municipais. De acordo com o diretor do DTIMA, Leônidas Rodrigues Neto, a finalidade do projeto de gestão era criar uma central de impressão em cada setor. “Com essa central podemos diminuir a quantidade de impressoras nos locais, criando uma ilha de impressão onde todos os funcionários utilizam-se da mesma máquina totalmente padronizada e interligada em rede, para uso diário”, explica Neto.

Ainda segundo Neto, foi instalado software que gerencia toda a demanda de cada equipamento, possibilitando controle de tudo o que é impresso na Prefeitura, além de uma central que possibilita maior padronização e gestão dos gastos de insumos, manutenção e bilhetagem das impressoras, gerando grande economia, com mais segurança, agilidade e produtividade dos serviços.