Publicado em 06 de novembro de 2017 às 18:01

Começa na terça-feira (7), em Araçatuba, a Feira do Produtor Rural, a ser realizada na praça Getúlio Vargas, com inauguração marcada para as 17h.

A Feira é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) de Araçatuba, em conjunto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), com o intuito anunciado de promover a venda de produtos frescos, diretamente do produtor rural para a mesa do consumidor, sem a ação de atravessadores.

Segundo Maria Fernanda Almeida Rodrigues, instrutora do Senar, serão 22 participantes, todos produtores rurais, que comercializarão produtos diversificados em 17 estandes da Feira. “É uma feira totalmente diferenciada, não deve ser comparada com uma feira livre. Tem estandes padronizados em vez de barracas, disposição correta de produtos, iluminação adequada, além de não comportar a venda de produtos processados ou transformados, mas apenas os produzidos naturalmente nas propriedades rurais”.

“Seu diferencial é ser uma feira com normas, organizada, com maior controle de qualidade. Cada semana terá uma variedade de produtos, trabalhando a sazonalidade. Acredito que seja também uma forma de valorização da propriedade, do produtor e da sazonalidade”, diz Maria Fernanda.

De acordo com o assessor executivo da SMDA, Arnaldo Vieira Filho, a Feira confere a segurança do ‘olho no olho’ entre consumidor e produtor, sem a intervenção de intermediários, além de possibilitar ao produtor a venda de produtos que dificilmente seria vendido no mercado comum, como pequenas quantidades de frutas colhidas diretamente da propriedade.