Publicado em 24 de outubro de 2017 às 16:36

A Prefeitura de Araçatuba recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a licença para instalação da nova célula do Aterro Sanitário Municipal. Nesta segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade deu a ordem de serviço à empresa Monte Azul Ambiental para iniciar os trabalhos.

Dessa forma, o aterro terá vida útil expandida por dois anos, podendo ser ampliado para quatro ou cinco anos. A primeira parte da obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e contemplou a abertura da nova célula e terraplanagem. Após a liberação da licença por parte do Comaer (Comando da Aeronáutica) divulgada no início de outubro, a administração só dependia da licença da Cetesb.

De acordo com o secretário da SMMAS, Petrônio Pereira Lima, o prazo para conclusão das obras é dia 2 de dezembro, aniversário da cidade. “Pretendemos dar ênfase também na reciclagem de lixo. Isso fará com que o espaço possa receber mais resíduos, já que parte deles será reciclado”, completou.

O prefeito Dilador Borges afirmou que esta é uma conquista para Araçatuba, já que serão valorizados os conceitos de reciclagem e coleta seletiva. “A ampliação do aterro nos traz economia de aproximadamente R$9 milhões por ano com transbordo caso não tivéssemos o parecer favorável do Comaer e da Cetesb. Tivemos um olhar voltado para o futuro; iniciamos a obra, levamos a documentação solicitando a ampliação aos órgãos competentes e hoje o resultado foi positivo”.