Publicado em 12 de abril de 2017 às 14:50

Na noite da quinta-feira (9), na escola municipal Egles Gabas de Carvalho, a Prefeitura de Araçatuba promoveu a primeira reunião do Orçamento Participativo Popular (OPP), em que foram apresentadas à comunidade do bairro Vista Verde e adjacências, propostas do Plano Plurianual Participativo (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que vão estar em vigor entre os anos de 2018 e 2021.

Cerca de 300 pessoas participaram do encontro, entre secretários municipais, vereadores, servidores e munícipes que representam a zona leste do município. A vice-prefeita Edna Flor representou o prefeito Dilador Borges, e na oportunidade, disse que essa é a chance para que as políticas públicas de interesse da comunidade se efetivem. “São durante as plenárias que ficam abertas as possibilidades de fortalecimento das ações e de melhorias para as comunidades. A força deve vir da população”.

Foram escolhidas as três principais demandas votadas pela população. Entre as solicitações, a comunidade elegeu o setor da saúde como a principal necessidade daquela região. A saúde recebeu 487 votos, seguido da educação, que atingiu 306 votos e a terceira solicitação mais emergente, de acordo com a comunidade, foi o asfalto, com 250 votos.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues, a população da zona leste da cidade é uma das mais numerosas, tendo cerca de 30 mil munícipes. “Sou moradora dessa região e sei que as melhorias precisam vir. A presença de vocês hoje retrata um avanço para a garantia da cidadania”, disse a secretária aos presentes.

Após o encontro, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que já está prevista pavimentação asfáltica para trechos de ruas que ainda não têm asfalto. De acordo com o secretário, Tadeu Consoni, o início das obras de pavimentação nos bairros Vista Verde e Água Branca III se dará assim que o clima estiver estável.

No último mês, o prefeito Dilador Borges esteve em contato com a empresa Vivo para negociar a instalação de uma torre de retransmissão do sinal da operadora. Dessa forma, bairros como Araçatuba G e Água Branca, que ainda não contam com o serviço, passarão a tê-lo já a partir do segundo semestre deste ano.

Estão marcadas mais seis datas para plenárias, nos bairros Antônio Villela, São José, Clóvis Picoloto, Centro, Água Limpa e Engenheiro Taveira.