Publicado em 21 de junho de 2017 às 18:08

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (8), à I Semana de Enfermagem da rede de Urgência e Emergência. A semana, que segue até o dia 19, é organizada pela Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde em comemoração ao dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro.

O tema da semana é “Reconstruindo Saberes e Práticas”. O objetivo é integrar as práticas e rediscutir a assistência de enfermagem de toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde. A programação da semana foi feita e organizada pelas equipes de urgência e emergência do Pronto Atendimento São João, Hospital da Mulher e Pronto Socorro do bairro Santana.

A abertura da semana aconteceu na noite de segunda-feira (8), na sede do CAICA (Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente). Foram ministradas duas palestras, “Pernas Cansadas” pela Doutora Ana Gabriela Falcão, médica vascular e “Assistência ao RN e a reanimação neonatal” ministrada pelo doutor Roberto Castilho, pediatra do Hospital da Mulher. A expectativa de público foi acima da média.

A diretora de urgência e emergência e diretora técnica do Hospital da Mulher Liége Taga Batagin dos Santos falou da importância da mobilização dos funcionários da rede da Secretaria Municipal de Saúde. “Realizei uma mobilização entre os funcionários para que eles realizassem essas atividades trazendo a valorização da profissão da nossa rede que muito tem a contribuir com suas experiências”, ressalta Liége.

A semana é aberta para os profissionais da saúde e também para qualquer pessoa que quiser participar. As vagas são limitadas e ainda estão abertas. As inscrições podem ser feitas no Pronto Atendimento São João, Hospital da Mulher e Pronto Socorro do bairro Santana. Haverá entrega de certificados ao fim da semana.

DOAÇÃO DE LEITE

A VI Semana de Doação de Leite Materno começa na próxima quarta-feira (17) e acontecerá simultaneamente com a I Semana de Enfermagem da rede de Urgência e Emergência.

PROGRAMAÇÃO

08/05 – Segunda-feira – Local: CAICA

19h: Palestra “Pernas Cansadas” – Palestrante: Drª Ana Gabriela Falcão – Vascular

19h30: Palestra “Assistência ao RN e Reanimação Neonatal” – Palestrante: Dr. Roberto Castilho – Pediatra

12/05 – Sexta-feira – Local: CAICA

8h: Palestra “Trauma no atendimento pré- hospitalar” – Palestrante: Enfª Cristiane Camargo de Almeida

9h: Palestra “Estresse Profissional e Síndrome de Burnout” – Palestrante: Vanessa Aparecida da Silva – Psicóloga

17/05 – Quarta-feira – Local: Hospital da Mulher

15h: Palestra “Prevenção e controle de infecção em pacientes cirúrgicos” – Palestrante: Dr. Wagner Fernandes Lima – Infectologista

16h: Palestra “Oficina de multiplicadores em aleitamento materno” – Palestrante: Enfª Jesiela Passarini (Banco de Leite)

18/05 – Quinta-feira – Local: Hospital da Mulher

16h: Palestra “Oficina de multiplicadores em aleitamento materno”- Palestrante: Enfª Jesiela Passarini (Banco de Leite)

19/05 – Sexta-feira – Local: SENAI

12h30: Inscrição e retirada da programação

13h: Cerimônia de Abertura

13h15: Palestra “Aspectos legais e segurança do paciente”

14h15: Palestra “Biossegurança do trabalho na área de enfermagem”

15h: Café Cultural

15h30: Palestra “Reconstruindo saberes e práticas”

16h15: Trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite

16h30: Composição da mesa de autoridades/ Entrega do prêmio “Mãe Solidária” – Doadoras de leite materno

17h: Entrega de certificados e encerramento da programação

– See more at: https://aracatuba.sp.gov.br/prefeitura-promove-i-semana-de-enfermagem-da-rede-de-urgencia-e-emergencia/#sthash.fseiQGz5.dpuf