Publicado em 22 de junho de 2017 às 11:48

A Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Segurança promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), a aula inaugural do Estágio de Qualificação Profissional para os Guardas Civis Municipais, na Biblioteca Municipal. As palestras foram ministradas pelo juiz de direito Dr. Emerson Sumariva e pela dirigente do ambulatório de DST/AIDS Sandra Exaltação.

O Estágio de Qualificação Anual é um cumprimento ao disposto na Lei 10.826, que disciplina os requisitos à concessão do Porte de Arma. A carga horária é de 80 horas/aula, sendo obrigatório a todos os Guardas Civis Municipais. Além de estar previsto em lei, o estágio qualifica os guardas para que eles prestem um bom serviço à população.

Na grade curricular do estágio estão matérias como: Uso Progressivo da Força, Noções de Direito, Instrução de Tiro Preventivo, Defesa Pessoal, Guarda Comunitário, Trânsito, entre outros.

O secretário municipal de Segurança, Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, falou sobre a importância da atividade. “O estágio visa qualificar nossos guardas, pois é também uma reciclagem para o uso de armas e um espaço onde todas as dúvidas sobre o assunto sejam sanadas”, explicou Assêncio.

O efetivo de guardas será dividido em 12 turmas para não comprometer o andamento do serviço prestado pela Guarda Civil Municipal. As aulas serão realizadas na sede da Secretaria de Segurança e estão previstas para terminar em dezembro.