Publicado em 04 de outubro de 2017 às 15:50

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no mês de outubro a campanha Outubro Rosa. A ação é promovida como forma de alerta e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão atendimentos de coletas de exames citopatológicos e mamografias de rastreamento para mulheres acima de 50 anos e mamografias de diagnósticos para mulheres com histórico familiar de câncer de mama. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta feira, das 8h às 18h.

A intensificação da campanha ocorrerá de 16 a 20 de outubro das 08h às 20h nas UBSs e no Hospital Municipal da Mulher (HMM). No dia 21 de outubro, sábado, a Prefeitura realiza o “Dia D” da campanha, com atendimentos em todas as UBSs e no HMM das 8h às 17h.

No dia 28 de outubro, haverá um direcionamento especial de coletas dos exames citológicos e mamografias às funcionárias públicas, devido ao dia do funcionário público.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Básica do município, Aparecida Nava, o objetivo da campanha é alcançar o maior número possível de mulheres fortalecendo a promoção e prevenção da saúde.