Publicado em 12 de abril de 2017 às 14:45

A agenda de comemorações referentes à Semana da Mulher, organizada pela Prefeitura e a Câmara de Araçatuba, está repleta de atrações. Nesta quarta-feira, dia 8, o Dia Internacional da Mulher no Paço Municipal começou de uma forma diferente. No início da manhã, às 8h, seis alunas do grupo Sensix, formado através do Projeto Guri, se apresentaram no saguão de entrada do Paço Municipal. As mulheres e os servidores em geral foram recebidos com um café da manhã especial.

A abertura oficial deste dia único e especial ocorreu na Praça Rui Barbosa, com a presença de secretários municipais, vereadores e a sociedade em geral. Na oportunidade, o prefeito Dilador Borges destacou a sensibilidade da mulher como forma única de agir diante das dificuldades. “Estou rodeado de mulheres todos os dias, em casa, na prefeitura, e percebi o quanto elas são importantes e independentes em muitas coisas”.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade organizou o plantio de quarenta mudas nativas, em uma área verde no bairro Dona Amélia. As árvores foram plantadas por mulheres de diversos setores da sociedade, inclusive moradoras do bairro.

No período da tarde, a vice-prefeita Edna Flor foi ao Atende Fácil para cumprimentar todas as mulheres que estão envolvidas nas mais diversas funções na central de atendimento.

Profissionais do curso de beleza e estética do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ofereceram serviços de esmaltação de unhas e orientações para os cuidados com a pele. A Secretaria de Educação fez um varal de poesias e frases para homenagear as mulheres que passavam pela praça. Também participaram das comemorações a ESF (Estratégia Saúde da Família), que forneceram orientações de nutrição, aferição da pressão arterial e maneiras de prevenções à doenças como a dengue, chikungunya e febre amarela. A feira de artesanato representou a Secretaria de Cultura no evento.

No Hipermercado Muffato, os idosos do CCI (Centro de Convivência do Idoso) se apresentaram com danças e a recitação de dois poemas, feitos por dois idosos que frequentam o equipamento. Ao final da apresentação, Dilador, Edna e a primeira dama Deomerce entregaram rosas a todos os usuários do programa, como forma de homenagem à essa classe tão especial. A ação foi uma cortesia do supermercado, em nome do gerente da loja, Ronaldo Gouvea.

RESTAURANTE POPULAR

Na hora do almoço, não houve local mais oportuno para comemorar senão o Restaurante Popular. O equipamento da Secretaria de Assistência Social completou nesta quarta-feira dois anos de inauguração. Uma grande mesa foi formada, com o prefeito Dilador, a vice-prefeita Edna e a primeira-dama, Deomerce Damasceno, além dos secretários, vereadores e a população.

O cardápio foi especialmente elaborado para a festa: arroz, feijão, frango gratinado, macarrão alho e óleo, salada de maionese, suco de limão e bolo gelado. Atualmente, para se alimentar no Restaurante Popular, é obrigatório uso do cartão social, que é feito através do Cras ou do Fundo de Solidariedade.

À noite, estava prevista uma apresentação do coral regido por Marquinho Tinharelli às 20h, no saguão do Hipermercado Muffato.

AGENDA

As homenagens começaram na sessão Câmara da última segunda-feira (6). A programação se estendeu com a apresentação do grupo Amigos da Seresta, no saguão do Hipermercado Muffato nas noites de segunda e na terça-feira (7).

A programação continua na quinta-feira (9), com apresentação musical “Cantando Mulheres”, por Júnior Viana, e também a palestra “Um novo olhar sobre a Violência”, ambos na Câmara Municipal.  As ações têm participação das secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo e Fundo Social de Solidariedade, além do Projeto Guri, da Academia Araçatubense de Letras e do Senac.

Na sexta-feira (10) e no sábado (11), no teatro Paulo Alcides Jorge, haverá o congresso “Mulheres de Propósito”.