Publicado em 12 de abril de 2017 às 11:10

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção à febre amarela. Agentes comunitários de saúde estão visitando casas tanto na zona urbana quanto na zona rural alertando as pessoas sobre a importância da vacina e verificando os cartões de vacinação dos moradores.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Priscila Cestaro, as ações estão tendo um resultado positivo. Nos primeiros 25 dias do ano, 1.778 doses foram aplicadas. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Até o presente momento, Araçatuba não registrou nenhum caso positivo de febre amarela.

INDICAÇÃO E CONTRA INDICAÇÃO

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, crianças de até 6 meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.