Publicado em 21 de setembro de 2017 às 11:11

Nove dias após o prefeito Dilador Borges assinar junto ao Governo do Estado de São Paulo o convênio para trazer o Via Rápida Empresa ao município, a Prefeitura de Araçatuba inaugurou, nesta quarta-feira (20) o espaço destinado a este programa dentro do Atende Fácil.

A inauguração é uma parceria entre a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT).

O Via Rápida Empresa permitirá a realização dos serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades em um único atendimento, que conta com servidores capacitados para dar suporte a empresários e contadores.

Durante a solenidade, o prefeito Dilador Borges afirmou que a conquista do Via Rápida para Araçatuba é de enorme importância econômica. “Tudo isso faz parte do desenvolvimento de nossa cidade. Este é um grande ato, e digo isso como empresário que sou há 32 anos”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Erik Carneiro, destacou a atuação do governo estadual em Araçatuba. “Temos potencial econômico forte. Digo sempre que temos o Governo do Estado de São Paulo como parceiro, que sempre nos apóia nos projetos de capacitações e geração de empregos. Respeitamos e contamos com os novos empreendedores de Araçatuba”.

COMO FUNCIONA

A Prefeitura de Araçatuba será o primeiro órgão fiscalizador quando o empreendedor buscar informações para abertura de empresas. Nessa fiscalização feita pela administração é verificada a visibilidade do empreendimento.

Para isso, o empreendedor precisa primeiro procurar um contador que vai indicar quais os documentos necessários e preencher as informações necessárias no site da Jucesp. Quando isso for feito, a prefeitura automaticamente terá acesso para possível viabilidade.

Tendo deferido a viabilidade, o sistema enviará as informações para os órgãos licenciadores, que são Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Ministério da Agricultura do Estado de São Paulo, Vigilância Sanitária Municipal, Código de Posturas Municipal e Corpo de Bombeiros Estadual.

Compareceram à cerimônia de inauguração a vice-prefeita Edna Flor; o diretor presidente do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), João Aparecido Suart Jr.; a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Araçatuba, Aldines Aparecida Silva Gon; o secretário municipal da Fazenda, Josué Cardoso de Lima; o presidente da Câmara, Rivael Papinha; além de representantes de entidades e instituições que representam os empreendedores.