Publicado em 23 de outubro de 2017 às 17:38

Foi inaugurado no último sábado (21) o Escritório Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), uma parceria da Prefeitura de Araçatuba com a Superintendência Regional do Incra São Paulo. O Escritório fica localizado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), e tem por objetivo descentralizar o acesso a serviços e agilizar o atendimento a produtores rurais e a famílias assentadas, o que evita o deslocamento a São Paulo.

Entre os serviços oferecidos, estão solicitações de certidões para aposentadoria, atualização cadastral, declarações diversas, emissões de documentos, consultas a serviços relacionados ao Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e ao Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra). A parceria também vai facilitar transações financeiras ligadas aos imóveis rurais.

O superintendente do Incra em São Paulo, Alexandre Pereira, disse que a instalação do quarto escritório regional do Incra no estado de São Paulo representa a base para que a agricultura familiar seja melhor representada. “A presença do Incra diretamente nos assentamentos é algo de extrema importância, já que 70% do alimento produzido em nosso país vem da agricultura familiar. Contamos com o apoio técnico do executivo para colhermos bons frutos”.

O prefeito Dilador Borges afirmou que a administração está empenhada em garantir que a produção rural seja cada vez mais valorizada. “Nossas ações junto ao escritório do Incra buscam facilitar a vida do produtor rural, para desburocratizar processos e alavancar a parte produtiva. Não basta só ter a terra, é preciso dar infraestrutura, dar apoio técnico à produção rural”.

Estiveram presentes na inauguração, além de Dilador e Alexandre, a vice-prefeita Edna Flor; o secretário da SMDERT e SMDA, Erik Carneiro; o presidente nacional do Incra, Leonardo Góes; o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac; o deputado Federal Paulinho da Força; o presidente da Câmara, Rivael Papinha, os vereadores Antonio Edwaldo Dunga Costa e Cido Saraiva e líderes e produtores dos Assentamentos Chico Mendes, Araçá e Hugo Heredia.