Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 18:13

A Prefeitura de Araçatuba assinou, nesta terça-feira (24), uma parceria com a cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP para implantação do programa “A União Faz a Vida” na rede municipal de ensino. O documento foi assinado pelo prefeito Dilador Borges e pela secretária de Educação, Silvana Sousa e Souza em cerimônia realizada na agência da instituição na rua General Glicério. O documento também foi assinado pelo presidente da Central, Sicredi Manfred Alfonso Dasenbrockm e pelo presidente da Sicredi Alta Noroeste SP, Américo Stuhr Péchy.

O programa A União Faz a Vida tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores como base nos princípios de cooperação e cidadania. Sua metodologia parte do currículo escolar já adotado por cada município a fim de provocar o interesse pelo saber e o protagonismo dos alunos. Ainda não foram definidas as escolas que participarão da primeira etapa do programa na cidade.

Na oportunidade o prefeito Dilador Borges destacou a importância da educação para a sociedade e o quanto parcerias como estas são fundamentais para o enriquecimento dos serviços prestados à população. A secretária Silva Souza destacou a qualidade do projeto da cooperativa e afirmou que muitas escolas estão interessadas em fazer parte da parceria.

Manfred Dasenbrock afirmou destacou que o projeto é mantido há sete anos pela cooperativa nas cidades de Penápolis, Birigui e Andradina, promovendo a formação continuada de professores e gestores escolares, oferecendo apoio para trabalharem o currículo escolar a partir de uma metodologia de projetos que parte do interesse do aluno. É a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira.

O “A União Faz a Vida” existe há mais 27 anos no Brasil e está presente em mais de 470 cidades em 11 estados brasileiros, envolvendo mais de 3,7 milhões crianças e adolescentes e 180 mil educadores.