Publicado em 29 de novembro de 2017 às 19:00

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Araçatuba recebeu oficialmente a obra da Unidade Básica de Saúde Dr. Walter Divino da Costa, localizada no bairro Pedro Perri, após as adequações estruturais solicitadas à construtora.

A ordem de serviço para a construção da UBS foi dada em 2014 à empresa Gomes & Benez, vencedora da licitação à época. No total, foram investidos R$ 1,19 milhão. A obra foi entregue em dezembro do ano passado, mas, de acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Aparecida Nava, estava sem condições de oferecer atendimentos ao público.

O prefeito Dilador Borges esteve na unidade, junto à secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, o secretário  de Desenvolvimento Urbano e Habitação,Tadeu Consoni, e da diretora. Eles constataram várias irregularidades estruturais que não condizem com o HumanizaSUS, política nacional de humanização lançada em 2003, que busca efetivar tais princípios no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no país.

De acordo com o que foi constatado, a bancada da recepção deveria ser rebaixada, para que mais pessoas possam ser atendidas. Em algumas salas há ralos com retorno de água, bem como portas que necessitam de manutenção, entre outros apontamentos. As adequações serão feitas pela Associação Saúde da Família (ASF).

Dilador repudiou a forma de elaboração do projeto de construção da UBS. “É uma total falta de respeito com o dinheiro público. É inaceitável não se ter gestão e planejamento em um projeto desses, principalmente se tratando de saúde”.

A secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, disse que as alterações no prédio devem ser finalizadas o quanto antes, e prevê a entrega da unidade para o final de dezembro deste ano.