Publicado em 23 de abril de 2018 às 18:14

Nesta segunda-feira (23), o prefeito Dilador Borges oficializou a entrega de uma ambulância ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A entrega ocorreu em frente ao paço municipal, com a presença de autoridades dos poderes legislativo e executivo, representantes da Saúde municipal e da sociedade civil.

O veículo provém de reposição do Ministério da Saúde, no valor de R$176.000,00. É uma unidade de suporte básico equipada com bancos, macas, pranchas de mobilização, suporte para soro, cilindros de oxigênio, ar condicionado e cadeira de rodas. A ambulância comporta um motorista, um socorrista e um enfermeiro com experiência em emergência. Com a entrega desse veículo, a administração municipal disponibiliza de quatro ambulâncias operantes.

A secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, afirma que o Samu é um serviço de excelência. “Poder contar com essa ambulância nos dá um pouco mais de tranquilidade. Sabemos as dificuldades que o prefeito e a vice-prefeita enfrentaram no ano passado com a manutenção desses equipamentos. Agora estamos em processo de licitação para aquisição de mais uma ambulância, através de emenda parlamentar, e outras três ambulâncias sanitárias”.

A vice-prefeita Edna Flor ressaltou o trabalho de toda a administração na conquista desse veículo. “Os gestos falam mais que as palavras. Que bom estarmos aqui cumprindo mais um gesto de compromisso com a comunidade”.

O prefeito Dilador Borges elogiou o trabalho do Samu e citou a mudança de prédio do Pronto Socorro Municipal. “O município é sempre mais próximo e a responsabilidade sempre cai na administração municipal. Por isso precisamos desses apoios, dessas complementações da União e do Estado. Precisamos valorizar o SUS. Esse é o primeiro órgão a ser acionado quando acontece um acidente. Tenho certeza que a saúde, de um modo geral, será cada vez melhor, principalmente devido à mudança do Pronto Socorro Municipal para o prédio do Hospital Santana, onde haverá mais espaços e alguns serviços disponíveis à população por 24h”.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes o presidente da Câmara, Rivael Papinha; os vereadores Márcio Saito, Alceu Batista, Jaime José da Silva; o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Everton Sousa do Amaral; a coordenadora do Samu de Araçatuba, Kelen Cristina Pereira; a diretora do Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Camargo de Almeida.