Publicado em 14 de outubro de 2021 às 17:20

As secretarias municipais de Saúde e de Educação de Araçatuba, em parceria com a Faculdade de Odontologia – Unesp/FOA, estão realizando o projeto de saúde bucal “seu Melhor Sorriso, de prevenção de cárie dental na primeira infância, coordenado pela Equipe de Saúde Bucal do Município.

Na manhã desta quinta-feira (14), aconteceu o lançamento do projeto piloto na Emeb Professora Esther Gazoni, no bairro Hilda Mandarino, com a distribuição de kits de escovação para os alunos, além da entrega do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, documento no qual pais e responsáveis assinam sua concordância ou não com os serviços oferecidos no projeto Seu Melhor Sorriso. A extensão do projeto às outras unidades municipais será gradual.

O prefeito Dilador Borges foi representado pela vice-prefeita Edna Flor, em evento que contou com as presenças da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, e a diretora de Atenção Básica, Cristiane Camargo de Almeida; a secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza foi representada pela diretora da Emeb Esther Gazoni, Bárbara Hanl de Carvalho Abdo Guimarães. Também participaram do evento de lançamento e da continuidade da campanha de distribuição e orientação equipes da Unesp Odonto, da Emeb e as cirurgiãs dentistas da Prefeitura de Araçatuba, Regina Léa França de Held, Denize Strabelli Zampieri e Adriana Kazuyo Yoshida. Além das presentes ao evento, também são responsáveis pelo projeto a cirurgiã dentista Lilian Maria Brisque Pignatta Costa e a dirigente do Departamento Odontológico Municipal, Elisangela Regina A. G. Ferraz.

O Projeto

O projeto foi apresentado ao prefeito Dilador Borges em 4 de outubro deste ano pela equipe de cirurgiãs dentistas do Departamento Odontológico Municipal, e é associado ao projeto Sorriso Feliz, da Unesp/FOA, que realizará ações educativas, junto à educação infantil e com atendimento de gestantes e crianças, orientação de higiene e prática de escovação, aos alunos e pais, acompanhamento da saúde odontológica municipal e de 10 alunos da faculdade participantes do projeto, para então encaminhamento dos casos de necessidade de tratamento nas unidades básicas de saúde (UBS).

Nos anos de 2018 a 2020 foi realizado nas escolas do município que tinham atendimento odontológico, o levantamento dos índices de cárie dentária das crianças que ingressavam na escola aos 6 anos de idade, no primeiro ano do ensino fundamental. Foram avaliadas 517 crianças e verificado que 48,91% delas tinham pelo menos um dente cariado na cavidade bucal. Diante disso observou-se a necessidade de intervenção nesta faixa etária, para redução dos altos índices de cárie no município de Araçatuba.

“É muito importante que os profissionais que tenham contato com os recém-nascidos entendam e promovam essa indicação, orientem sobre a importância prevenção para o controle da cárie, higiene bucal para remoção da placa bacteriana e hábitos alimentares com restrição de açúcares”, destacou a secretária de Saúde, Carmem Guariente.

As orientações ocorrem para Consulta inicial, diagnóstico e orientações gerais para atendimento odontológico de gestantes e crianças desde a primeira infância. Com pré-natal odontológico, avaliando a saúde bucal das gestantes, lesões de cáries e presença de placa bacteriana e alterações periodontais (gengivite e periodontite), infecção periodontal, além de reforçar a importância do aleitamento materno, tanto para nutrição quanto para o desenvolvimento das estruturas orofaciais.

Para crianças na primeira infância (até 6 anos de idade), caso a primeira visita não ocorra no período gestacional (ideal), sugere-se que seja realizada nos primeiros seis meses de vida, sendo considerado aceitável que ocorra até a criança completar o primeiro ano de vida.

O exame clínico na criança abrange tecidos moles, número de dentes presentes, sua forma e estrutura; erupção dos dentes decíduos e permanentes; presença de placa bacteriana e lesões de cárie, e busca de características ou sinais de alterações da normalidade esperada para a faixa etária da criança.

“O lançamento deste projeto é também uma ótima maneira de celebrar o Dia das Crianças. Os cuidados com a higiene bucal são hábitos tão simples, mas que salvam vidas. A saúde bucal é importante e o fruto a colher deste trabalho é o sorriso saudável das crianças”, comemorou a vice-prefeita Edna Flor.