Publicado em 09 de outubro de 2017 às 17:40

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e apoio da SAMAR realizarão nesta quarta-feira (11), às 9h, sinalização ambiental e coleta de anuências de plantio para a formação de um piloto de Floresta Urbana em ruas da cidade.

A ação faz parte do projeto Sinalização Verde Azul que objetiva a instalação de placas informativas sobre variadas temáticas ambientais no município. Placas indicando áreas de Floresta Urbana serão as primeiras a serem instaladas, uma na avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, em frente à entrada principal do Parque da Fazenda do Estado e outra na avenida Saudade, próximo ao cemitério.

A SMMAS indicou estes dois pontos, pois a arborização destes locais é exemplar e serve como referência de Área de Floresta Urbana, composta por diferentes espécies de árvores que formam verdadeiros túneis verdes que evitam o aquecimento do asfalto, aumentam a umidade local, proporcionam refugio pra fauna, embelezamento estético entre outros benefícios.

Na sequência será iniciado o projeto piloto de implantação de Floresta Urbana em trecho que abrange o quarteirão entre as ruas Cristiano Olsen, Cussy de Almeida, Fernando da Costa e avenida Saudade. Para que no futuro os túneis verdes sejam formados, todos os moradores desse perímetro serão orientados e estarão envolvidos nessa ação. Eles devem contribuir assinando a anuência. O plantio das novas árvores será de responsabilidade da SMMAS com o apoio da SAMAR.

A ação de sinalização ambiental caracteriza uma modalidade não formal de educação ambiental, a Prefeitura e parceiros esperam que os munícipes passem a notar as Áreas de Florestas Urbanas no município e seus benefícios, de modo que ocorra uma mobilização popular em multiplicá-las, seja com o aumento do interesse na realização de novos plantios ou com uma maior compreensão popular da importância de preservar o formato natural da copa das árvores, abolindo as podas ornamentais e radicais.

Tudo será documentado e enviado ao Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual de Meio Ambiente a fim de que esta iniciativa contribua para a certificação de Araçatuba como Município Verde Azul.