Publicado em 12 de abril de 2017 às 15:19

Em sequência à programação da Semana da Água, a Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), promoveram diversos eventos em referência ao Dia Internacional da Água. A cerimônia ocorreu na sede da Samar, nesta quarta-feira (22).

A elaboração das atividades foi formada através do tema “Água Residual”, que caracteriza a água descartada pelas atividades humanas. A criação da data remete ao uso consciente dos recursos hídricos como forma de garantir a conservação dos ecossistemas de todo o mundo.

Sobre esse tema, houve uma palestra com o engenheiro Lupércio Ziroldo Antônio, diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e governador do Conselho Mundial da Água, que contribuiu com seus conhecimentos a respeito da gestão dos recursos hídricos e envolvimento da juventude nas ações de conservação da água.

A vice-prefeita Edna Flor representou o prefeito Dilador Borges no evento, e disse que acredita na força da população e nas crianças para conscientização do uso responsável da água, além da conservação das áreas aquíferas naturais.

Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, representantes da Samar e diretoras de escolas municipais e estaduais, além da ONG Clube da Árvore.

Durante o evento, foi lançado o 4º Concurso de Desenho da Samar, com o tema “Ribeirão Baguaçu – Riqueza de Araçatuba, com a participação especial alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Ezequiel Barbosa, que cantaram músicas referentes ao tema.

As atividades da Semana da Água se estenderam durante o dia todo no Atende Fácil, onde foi criado um estande para entrega de folhetos informativos sobre a água e de vale-muda para a população. A programação segue até o final da semana. Confira:

23/03 (Quinta-feira)
Manhã
Minicurso: Tratamento de Água e Esgoto (vagas limitadas)
Local: SAMAR (Rua Baguaçu, 1530, Alvorada)
Horário: 08h às 11h
Atividade: curso teórico ministrado pela engenheira bioquímica Ana Pazzini
Minicurso: Tratamento de Água e Esgoto (vagas limitadas)
Local: SAMAR (Rua Baguaçu, 1530, Alvorada)
Horário: 14h às 17h
Atividades: visita à Estação de Tratamento de Água da SAMAR e entrega de certificado de participação
24/03 – Sexta-feira