Publicado em 22 de junho de 2017 às 09:28

A Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoverá, na segunda quinzena do mês de julho, dois cursos profissionalizantes por meio do programa Via Rápida Emprego. Serão oferecidos gratuitamente, cursos de corte e costura e de pintor. É dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres e pessoas com maiores encargos familiares. São 25 vagas em cada curso.

O objetivo do programa é promover o aumento de competitividade da economia mediante a qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado de São Paulo; preparar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho; aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e contribuir para o desenvolvimento local e regional.

CORTE E COSTURA

O curso de corte e costura capacita o profissional para organizar o local de trabalho, preparar máquinas e amostras de costura, operar máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Para participar do curso o candidato deve ter o Ensino Médio completo.

O curso será ministrado numa carreta própria do programa adaptada com todos os recursos para receber o curso. A carreta ficará no pátio ao lado do Centro Cultural Ferroviário.

PINTOR

Já o curso de pintor oferece qualificação profissional para o desenvolvimento das principais atividades de pintor de obras. O profissional poderá realizar trabalhos de preparação e acabamento de superfícies imobiliárias, utilizando diferentes produtos, equipamentos, utensílios e ferramentas.

Para participar do curso o candidato deve ter o Ensino Fundamental completo e ter a idade mínima de 18 anos. O local do curso ainda não foi definido. O Governo do Estado oferece auxílio-transporte no valor de R$ 210,00 para quem participar do curso de pintor.

As inscrições para os cursos podem ser feitas até o dia anterior do início do curso pelo site http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp.