Publicado em 16 de maio de 2018 às 17:20

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba, em parceria com a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes realiza, de 14 a 25 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial de Araçatuba.

A Luta Antimanicomial surgiu para tentar construir um modelo de saúde mental aberto, diferente das práticas manicomiais tradicionais em que as pessoas com algum distúrbio mental eram hospitalizadas e isoladas do convívio social. Com a reforma psiquiátrica, buscou-se a interação entre pessoas com transtornos mentais e a sociedade, reforçando assim a cidadania como direito de todos e a reabilitação psicossocial.

As atividades têm coordenação do SRT (Serviço Residencial Terapêutico) e das três unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, AD (Álcool e Drogas) e III, que presta atendimento a adultos.

PROGRAMAÇÃO

16/05 – Atividades esportivas com os usuários do Caps AD e do Caps infantil (somente adolescentes) e coordenadores de estágios e estagiários no Clube dos Bancários, das 9h às 11h.

17/05 – Festa comemorativa de um ano de inauguração do Caps Infantil para autoridades, usuários da unidade e seus familiares, das 8h às 11h.

17/05 – “Gincana da loucura” com usuários do Caps AD, das 9h às 11h.

18/05 – “Reducine”, com a exibição do filme “Nice, o coração da loucura” para os usuários do Caps AD, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

18/05 – “Abraço grátis” no calçadão da Marechal c/ Princesa Isabel, oportunidade em que a equipe técnica e estagiários do Caps Infantil identificados com camiseta alusiva ao tema, farão dinâmica interativa com a população. 14h às 15h30.

19/05 – Roda de conversa em ato alusivo ao tema da semana, na Praça João Pessoa (500 anos) com equipe e usuários do Caps Adulto, voltado ao público em geral, das 8h30 às 11h.

21/05 – 2ª caminhada “Loucos pela vida”, com equipe dos Caps, usuários do Caps Adulto e moradores das residências terapêuticas. Na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, às 8h.

23/05 – “Chá-Peleiro Maluco”, chá de confraternização voltado aos usuários do Caps Adulto, às 15h.

24/05 – Cine Caps, com a exibição de documentários alusivos à semana da luta antimanicomial. No Caps Adulto, o dia todo.

25/05 – 4º sarau “LouCure-se” com o tema Balada do Louco, para os usuários, moradores das residências terapêuticas e público em geral. No Caps Adulto, das 18h às 22h.

ENDEREÇOS

CAPS Adulto III – Centro de Atenção Psicossocial
R. Primeiro de Maio, 607

CAPS AD Benedita Fernandes
R. Bastos Cordeiro, 1051

CAPS i – Centro de Atenção Psicossocial Infantil
R. Silvio Russo, 263