Publicado em 01 de novembro de 2022 às 16:07

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba dá início à Campanha Novembro Azul, com foco na conscientização a respeito de doenças que afetam pessoas do sexo masculino com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Todas as Unidades Básicas de Saúde vão oferecer o exame PSA – Antígeno Específico da Próstata – para homens de 50 anos ou mais, a partir de 45 anos somente a homens que apresentem fatores de risco e/ou sinais e sintomas do câncer de próstata. Além disso, serão oferecidos testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, bem como o pré-natal do parceiro da gestante.

Equipes das UBS vão fazer busca ativa em espaços frequentados por homens, como barbearias, campos de futebol, praças, grupos de terceira idade, etc., para orientação sobre o câncer de próstata e os meios de prevenção.

As orientações sobre saúde nutricional, promoção da atividade física Doenças Crônicas Não Transmissíveis e de saúde mental serão feitas em grupos integrativos de atividade física em vários pontos da cidade.

QUINTA DO HOMEM
A Quinta do Homem acontece todas as quintas-feiras de novembro (3, 10, 17 e 24/11). Esses são dias especiais para cuidado com a saúde do homem. Serão oferecidos aferição de pressão, avaliação da glicemia, saúde bucal, orientações sobre câncer de próstata, saúde nutricional e saúde mental, apresentação dos fatores de risco, como tabagismo, alimentação inadequada, inatividade física, etc. O atendimento da Quinta do Homem será feito em todas as UBS das 9h às 11h e das 14h às 16h.

No Pronto Socorro Municipal, será feita decoração especial com o tema e, no dia 10/11, às 7h15, uma palestra com o dr. José do Carmo Gaspar Sartori, urologista, com o tema da campanha. Em data a definir, a enfermeira Cláudia da Associação de Diabetes Juvenil, de Birigui, fará uma palestra com o tema diabetes.