Publicado em 08 de junho de 2020 às 09:57

A Prefeitura de Araçatuba está fazendo uma melhoria significativa nos serviços prestados a mais de 410 famílias dos assentamentos Chico Mendes, Hugo Heregia e Araçás. Elas são atendidas por meio de agentes da saúde da família e pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Engenheiro Taveira. E justamente nesta unidade foram feitas as principais mudanças, como a contratação de dois médicos para atendimento por 40 horas semanais, que garante atendimento o dia todo para os cidadãos mesmo que um deles tenha que ser locomover até a um assentamento para atendimento domiciliar.

A UBS do Taveira conta também, agora, com uma farmacêutica própria, o que possibilita que os cidadãos possam retirar os medicamentos, como os controlados e insulina, diretamente no bairro, sem precisar vir até a farmácia municipal. Na unidade, as mulheres também podem fazer exames preventivos.

Em visita à UBS e aos assentamentos, na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Dilador Borges e a secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Silvia Guariente, ouviram sugestões dos profissionais que atendem à comunidade a também representantes dos moradores. Eles estavam acompanhados do assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho.

Ficou acertado que, nos próximos meses, a Prefeitura irá destacar um ônibus para levar os assentados até a UBS. Também foi anunciado que o serviço da Saúde da Família passará a ater mais profissionais, como uma enfermeira, para conseguir ampliar a capacidade de atendimento.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Cristiane Camargo de Almeida, disse que estes investimentos estão possibilitando maior agilidade e qualidade no atendimento, evitando filas e deslocamentos até a zona urbana.

De acordo com o prefeito Dilador Borges, este tipo de gestão de recursos, com responsabilidade com o dinheiro público, tem feito a diferença na vida das pessoas. “Administrar é uma construção coletiva e paulatina para atender às demandas, mesmo quando os recursos são escaços”, afirmou o prefeito.