Publicado em 20 de março de 2018 às 18:02

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou nesta terça-feira (20) a entrega dos uniformes escolares a aproximadamente 16 mil alunos da rede municipal de ensino.

A primeira entrega oficial ocorreu na Emeb Jacinto Guilherme de Moura, no bairro Pedro Perri, com a presença do prefeito Dilador Borges; vice-prefeita Edna Flor; secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza; presidente da Câmara, Rivael Papinha; vereador Cido Saraiva; a diretora da escola, Rosa Hissami Makinodan Kimura; pais, alunos e equipe da escola.

Os kits são compostos por uma camiseta de manga curta, uma camiseta regata, duas bermudas e um par de papetes, para crianças da educação infantil, ou um par de tênis, para alunos do ensino fundamental municipal.

Na ocasião, Silvana definiu a entrega dos uniformes como ‘missão cumprida’. “Assim que o prefeito e a vice-prefeita assumiram a administração municipal, recebemos a incumbência de que todas as crianças recebam os uniformes. Sabemos que foi um processo demorado, que durou cerca de seis meses, já que implicou no tamanho de cada criança para a confecção desses uniformes. Hoje estamos muito felizes por ver as crianças felizes. O uniforme facilita a vida das mães e contribui com a questão de segurança. Tínhamos muitos alunos que praticavam as aulas de Educação Física com calçado inadequado. Com a entrega dos tênis e papetes, resolvemos esse problema”.

A secretária tranquilizou pais e responsáveis quanto ao tamanho dos uniformes. “Caso haja algum ajuste necessário a ser feito, os pais devem procurar as escolas para providenciar as trocas”.

COMPROMISSO

A vice-prefeita Edna Flor destacou que “apesar de não estar prevista em lei, a entrega dos uniformes demonstra o esforço da administração em cumprir com suas obrigações. Que nossas crianças possam ter dignidade com vagas nas escolas, envolvimento da cultura e do esporte, com capacitação de professores, respeito aos educadores e, principalmente, que elas possam vir à escola com o papel de pequenos cidadãos. Ver nossas crianças aqui, com esses calçados confortáveis e uniformes adequados nos deixa muito felizes. Que as crianças nunca percam esse brilho e energia que tanto transformam nossas vidas”.

Dilador direcionou a palavra às crianças e aos pais e responsáveis, explicando a importância de oferecer itens de qualidade. “Os uniformes são feitos de tecidos leves para contribuir com o clima que temos. As papetes e os tênis oferecem conforto nas atividades físicas. Por isso, nossa administração acredita que as crianças merecem receber esses uniformes por muito mais tempo. Vamos deixar a licitação preparada para que nossas crianças sejam atendidas com os uniformes até 2021, para que não se repita o que aconteceu em 2017, ano que não pudemos atender com uniformes por falta de licitação. Até o começo de abril todas as escolas receberão os uniformes”.