Publicado em 28 de março de 2022 às 17:54

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança, na próxima sexta-feira, 1º de abril, às 9h30 da manhã, a Campanha de Doação de Sangue destinada ao Hemocentro de Araçatuba.

A campanha recebe o nome “Araçatuba Pela Vida – Aqui a Solidariedade Corre nas Veias” e acontecerá durante todo mês de abril, de segunda a sábado, na Av: Arthur Ferreira da Costa,310 – Bairro Aviação. Para doar é necessário fazer agendamento pelos telefones: (18) 2102 9400 e 98132 8875.

Com o advento da pandemia, houve uma redução significativa na doação de sangue em todo o país, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, principalmente por causa da diminuição da circulação de pessoas.

O objetivo dessa Campanha será abastecer o Hemocentro de Araçatuba envolvendo o maior número possível de munícipes.

O ministério alerta que, embora tenha havido redução das cirurgias eletivas no país, permanece diária a demanda de sangue por pessoas que têm doenças crônicas, fazem tratamento de câncer, sofrem acidentes e têm complicações em cirurgias e partos que causam hemorragias, etc.

De acordo com as novas regras preconizadas pela pasta, ficam estabelecidos os seguintes parâmetros para a doação de sangue:

a) O candidato deve apresentar documento original com foto.

b) O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

c) Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação.

d) Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

e) Candidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato.

f) Candidatos que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.

Vacinas

No que diz respeito às vacinas, os protocolos de triagem dos candidatos seguem as instruções preconizadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

De acordo com o documento, o tempo de inaptidão para as pessoas que receberam o imunizante é:

a) 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);

b) 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);

c) 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);

d) 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);