Publicado em 21 de junho de 2022 às 16:35

A Prefeitura de Araçatuba inicia nesta segunda-feira (20) a Operação Noites Frias, que visa informar, orientar e oferecer acolhimento provisório para a população em situação de rua no município.

A operação é de organização da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) através do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e busca alertar sobre a chegada das baixas temperaturas e opções de saída das ruas neste período, evitando complicações de saúde relacionadas a exposição ao frio, bem como disponibilizar local adequado e seguro para pernoites, higiene pessoal e alimentação.

Equipes de profissionais do Centro Pop farão buscas ativas em locais públicos como praças, ruas e avenidas, além de locais indicados por meio do Disque Abordagem (18) 99670-6596. As ações ocorrerão de segunda à sexta-feira das 17h às 20h30.

Durante a ação, a equipe fará orientações e esclarecimentos sobre os locais disponíveis para pernoite, bem como distribuição de cobertores e agasalhos. Após as 20h30, as ações estarão sob a responsabilidade da Guarda Municipal, que atenderá as abordagens à população em situação de rua através do Disque 153, orientando e encaminhando para os locais disponíveis para pernoite. No albergue foi ampliado o número de vagas para pernoite, de 25 para 45.

A Operação Noites Frias estará em vigor até o dia 31 de julho. Quem identificar pessoas em situação de rua e que precisem de ajuda, pode acionar o Disque Abordagem (18) 99670-6596.