Publicado em 17 de junho de 2021 às 11:07

O prédio em que funcionava o antigo Pronto Socorro Municipal de Araçatuba, no bairro Aviação, foi totalmente reestruturado e agora abriga o novo Centro de Especialidades em Saúde Auxilium, inaugurado nesta quarta-feira (16).

A cerimônia, realizada nas novas instalações, com restrição de público em respeito a exigências sanitárias para evitar o contágio do coronavirus (Covid-19), teve transmissão em live pelo canal da Prefeitura de Araçatuba no Youtube e em seu perfil no Facebook.

O prédio do antigo pronto-socorro municipal começou a ser revitalizado em setembro de 2020, através de uma parceria entre o Unisalesiano – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium e a Prefeitura de Araçatuba. Enquanto os estudantes da universidade de medicina usarão os equipamentos de saúde da Prefeitura para estágios, a universidade investe na melhoria do patrimônio público e qualidade dos serviços prestados à população.

O Centro de Especialidade terá o objetivo de centralizar os serviços ambulatoriais especializados do SUS em um único local, o que irá garantir um atendimento mais eficiente, humanizado e sistematizado.

Participaram do evento, com o uso da palavra:

O Bispo da Diocese de Araçatuba, Dom Sergio Krzywy; o diretor do Unisalesiano de Araçatuba, Padre Erondi Tamandaré; Padre Paulo Vendrame, reitor do Unisalesiano; Padre Ricardo Carlos – inspetor da Missão Salesiana do Mato Grosso; Padre Paulo Eduardo Jácomo, pró-reitor da Pastoral do Unisalesiano;

O prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor e primeira-dama Deomerce Damasceno, também presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade; a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente e Albertino de Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde;

O presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Alceu Batista, e os vereadores Wesley Monea, Mauricio Bem Estar, Dr Jaime José da Silva, Antonio Edwaldo Dunga Costa, Regininha Lourenço e Nelsinho Bombeiro.

Os Serviços

O ambulatório contará com médicos especialistas em cardiologia, urologia, otorrinolaringologia, ortopedia, vascular, entre outros, além de uma equipe multidisciplinar para atender o paciente referenciado pela UBS (Unidade Básica de Saúde), composta por profissionais das áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição e serviço social.

Haverá também os programas de atendimento aos pacientes com hanseníase e ostomizados; o ambulatório de ginecologia, que funcionava no antigo Hospital da Mulher, inclusive com a retomada dos serviços de mamografia e procedimentos como exames, ultrassom, cauterização, atendimento com dermatologista e pequenas cirurgias.

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) também foi realocado para esta unidade. O serviço realiza atendimento médico e de enfermagem, voltado ao comércio, empresas, indústria, entre outros.

Por fim, um espaço especial foi dedicado à fisioterapia, com equipamentos novos e três profissionais dedicados aos atendimentos de pacientes, além da equipe do Unisalesiano, que realizará estágio supervisionado no local.

A OBRA

A empresa contratada para a execução da revitalização do local foi a J.E. Construção e impermeabilização EIRELI – ME, que iniciou obra em 21 de setembro de 2020 e concluiu em 12 de maio deste ano.

A obra foi toda custeada pelo Unisalesiano, que informou valor total de R$ 1.181.177,56, além de R$ 124.389,45 em sistema de ar-condicionado.

As melhorias incluíram adequações dos espaços (demolição e construção); substituição toda cobertura, inclusive de acesso para ambulâncias; substituição de toda a instalação elétrica, lógica, telefonia, sistema de proteção contra descarga atmosférica e adequação sistema combate a incêndio.

Também foram executadas obras de acessibilidade em banheiros, piso tátil, barras, balcões; substituição de lavatórios, vasos sanitários, bancadas e de todas as torneiras para acionamento com cotovelo; instalação de dispenser papel toalha, álcool gel e saboneteiras.

A reestruturação ainda incluiu climatização, pintura interna e externa e substituição de todo o gramado, asfalto, pintura de guias e vagas, totem de identificação e letreiros.