Publicado em 28 de julho de 2017 às 16:59

Projeto com foco em mobilidade urbana prevê a recuperação de calçadas das vias públicas proporcionando maior bem-estar da população

27-07-2017 – A Prefeitura de Araçatuba promoverá, na próxima quarta-feira (2), um evento para divulgação do Programa Calçada Segura, de iniciativa da administração municipal, em parceria com a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), e apoio técnico da Votorantim Cimentos. A solenidade ocorrerá às 14h, no auditório do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.

Na ocasião, serão divulgados três projetos de construção de calçadas nos modelos do programa, que visa estabelecer padrões acessíveis e seguros para a população em geral. Um dos objetivos do encontro da próxima quarta-feira é estabelecer parcerias com universidades, clubes de serviços e instituições que possam se unir ao projeto a fim de viabilizar, em maior ou menor grau, a implantação do programa.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni, as propostas de calçadas em torno da Santa Casa de Misericórdia, do Estádio Municipal Adhemar de Barros e do Cemitério da Saudade servirão como sugestão para implantar o mesmo modelo em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs). O secretário afirma ainda que a intenção é que a Prefeitura seja o agente motivador para que a população acompanhe a realização desse modelo de calçada em suas residências.

Segundo a gerente de infraestrutura da Votorantim Cimentos, Lidiane Oliveira Blank, a parceria com a prefeitura visa contribuir para melhoria do acesso de todos os cidadãos ao Sistema de Mobilidade Urbana, em particular os que possuam mobilidade reduzida. “Temos compromisso em impulsionar as obras de infraestrutura no país, por meio da construção e também de relações duradouras, afinal, nossos produtos são usados em obras de longo prazo que atraves­sam décadas e estão presentes nas escolas, nos lares, nos hospitais, nas cidades. Esse é nosso legado”, explica Lidiane.

PROGRAMAÇÃO
O Programa foi anunciado no dia 8 de junho, em reunião conjunta no auditório do Paço Municipal com a presença das empresas apoiadoras e de secretários municipais. O prefeito Dilador Borges fará a abertura do evento, seguido da apresentação da gerente de planejamento do Ministério das Cidades Martha Martorelli. Erika Mota, da Associação Brasileira de Cimento Portland apresentará o tema Soluções Para Cidades, e em seguida Ricardo Moschetti da mesma associação fará a demonstração do projeto na cidade de São José dos Campos. Às 16h, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação e Mobilidade Urbana Tadeu Consoni fará a apresentação oficial do Programa Calçada Segura, junto à gerente de planejamento Denise Carvalho Schneider. Após as apresentações, o prefeito Dilador fará o encerramento do evento.