Publicado em 27 de julho de 2018 às 14:50

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), firmou acordo de cooperação com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para a realização dos cursos gratuitos de camareira, auxiliar administrativo e cuidador de idosos. O documento tem validade inicial até 2020.

O prefeito Dilador Borges enfatizou a importância da parceria. “A concorrência aumenta a cada dia. As pessoas precisam estar capacitadas para o mercado exigente. Esta é a primeira de várias outras iniciativas de qualificação e preparação para o mercado de trabalho. Isso é ótimo para a população”, disse Dilador.

Segundo a gerente do Senac Araçatuba, Marlene Zequin, o objetivo é que os cursos possam dar condições para que os alunos se qualifiquem e tenham a possibilidade conseguir tanto emprego com carteira assinada quanto como autônomos, fortalecendo a renda da família. “Nossa proposta é oferecer treinamentos de qualidade, que realmente dêem oportunidade para as pessoas no mercado de trabalho”, afirmou.

Zequin ainda comentou em tom de celebração: “Tamanho foi o sucesso da divulgação pela prefeitura em redes sociais e dos meios de comunicação que em duas semanas já prenchemos totalmente as vagas para dois dos cursos e temos excedente de interessados, além de alcançarmos contingente bastante para o terceiro curso a ponto de já podermos iniciá-los. Acredito que essa parceria terá sucesso longevo e poderemos ultrapassar 2020 e seguirmos capacitando e formando ainda mais”, completou.

Para o secretário da SMDERT, Marcelo Mazzei, o Senac tem um papel importante na sociedade. “Além de ser sinônimo de qualidade, a escola coloca o aluno em contato com um ambiente de aprendizado prático e rápido. Isso agiliza a possibilidade de arrumar um emprego. Há muitas vagas disponíveis, bem remuneradas, esperando por profissionais qualificados”, garantiu.

Os cursos

Camareira – visa capacitar pessoas a desenvolverem competências necessárias para realizar arrumação, limpeza, vistoria de apartamentos e áreas comuns dos meios de hospedagem. Além de aulas teóricas, os alunos receberão treinamento prático em um hotel da cidade. Para participar é necessário ter 18 anos e primeiro grau completo.

Auxiliar Administrativo – oferece capacitação necessária para realizar atividades de rotina administrativa, organização de documentos e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa. O requisito é ter 16 anos e segundo grau incompleto.

Cuidador de Idosos – o aluno aprenderá técnicas que envolvem o cuidado com a alimentação, higiene, companhia e prática de exercícios físicos que proporcionam um envelhecimento saudável ao idoso. Para participar é necessário ter 18 anos e primeiro grau completo.

Inscrições: Pessoalmente na SMDERT, situada à rua Gonçalves Ledo, 800, até o dia 31 de julho. Apresentar RG, CPF e comprovante de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis que também devem estar munidos dos documentos pessoais. Todos os cursos duram 160 horas. As aulas terão início no dia 6 de agosto.

Segundo dados atualizados até 27 de julho, sexta-feira, o curso para Auxiliar Administrativo teve 52 inscritos (40 vagas preenchidas e 12 em lista de espera); Camareiro(a), com 30 inscritos (30 vagas preenchidas, nenhum ainda em lista de espera) e para cuidador de Idoso são 53 inscritos (40 vagas preenchidas e 13 em lista de espera). Agora as inscrições são apenas para lista de espera.