Publicado em 18 de outubro de 2017 às 14:58

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), informa que a Campanha Outubro Rosa 2017, de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, está temporariamente suspensa. A medida segue determinação da liminar nº 1006566-69.2017.4.013400, movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que busca restringir a atuação dos profissionais de enfermagem, impedindo a possibilidade de requisição de exames por enfermeiros.

Dessa forma, por recomendação do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), foi deliberado que os enfermeiros não solicitem exames enquanto a decisão estiver vigente.

A decisão atinge todos os enfermeiros que exercem a profissão no Departamento de Atenção Básica do país. Considerando a alta incidência e mortalidade relacionadas a essas doenças, sendo o mês de outubro um movimento internacionalmente direcionado à conscientização e prevenção e ciente que nesta época as ações são multiplicadas, a Secretaria de Saúde lamenta a suspensão temporária desta campanha.

A diretora do Departamento de Atenção Básica do município, Aparecida Nava, afirma que todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs) e o Hospital Municipal da Mulher (HMM) de Araçatuba estão organizados e prontos para a realização do Outubro Rosa, com a realização de preventivos e mamografias. “Informamos que estamos aguardando e cobrando um posicionamento legal dos órgãos competentes para manter os serviços e dar continuidade ao atendimento direcionado a Campanha Outubro Rosa. Se for necessário a campanha será estendida tempo suficiente para garantir o atendimento às mulheres”.