Publicado em 23 de outubro de 2017 às 18:14

Foi iniciada nesta segunda-feira (23) a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. A iniciativa é do Ministério da Saúde, e em Araçatuba, as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), com apoio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos causados pela proliferação do mosquisto, responsável por transmitir doenças como a dengue, chikungunya e zika.

A abertura oficial ocorre nesta terça-feira (24), no Clube dos Bancários, a partir das 8h. Até sexta-feira, dia 27, serão realizadas palestras, rodas de conversa, atividades educativas em todas as escolas municipais, panfletagens, encenações teatrais, exposições visuais e eliminação de possíveis criadouros.

Nesta segunda-feira, dia 23, foram realizadas ações de prevenção e conscientização nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Etemp e Umuarama, no programa Ação Jovem, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), do Serviço de Convivência Infanto Juvenil (Secoi). No período da noite, foram programadas ações sobre arboviroses com alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas municipais.

De acordo com a organizadora das ações no município, Rosimeire Carvalho Possani Morales, a conscientização é fundamental para eliminar criadouros do Aedes Aegypti. “Prevenir é sempre o melhor caminho, e não há nada melhor do que a conscientização para que isso aconteça”.