Publicado em 12 de abril de 2018 às 18:17

Na manhã de quinta-feira (12), o prefeito Dilador Borges participou da abertura das Oficinas Preparatórias da Operação Estiagem e Formação de Brigadas Municipais, realizada no auditório da Unip (Universidade Paulista) de Araçatuba.

O evento é uma iniciativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo, junto ao Corpo de Bombeiros, e é parte do Programa Município Verde Azul.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Dilador Borges, a Coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil; Rivael Papinha, presidente da Câmara de Vereadores de Araçatuba; o Coronel PM Carlos Alberto Machado, comandante do Policiamento do Interior 10 (CPI 10) da região de Araçatuba; o prefeito de Braúna, Flavio Giussani, representando os demais prefeitos presentes; Denilson Assunção, investigador –chefe da delegacia seccional da Policia Civil, representando o Exmo Dr Antônio Carlos Mendonça Casati, DEINTER – 10 Interino; Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, secretário municipal de Segurança e coordenador municipal de Defesa Civil de Araçatuba, representando os demais COMDECs da região; Tenente Coronel PM Paulo Henrique Lazarini, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediado em Birigui; o professor Hélio Negri, Diretor da Unip Campus Araçatuba; o Major PM Luis Marcelo Cunha Belluzzo, coordenador regional de Defesa Civil do Interior 9 (REDEC I9) e subcomandante do 2º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior).

Dilador Borges foi homenageado com o diploma Omnium Horarum Homo, que significa “homem de todas as horas”, concedido pela Casa Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além do prefeito de Araçatuba, também foram homenageados Renato Augusto Alves, Secretário Municipal de Segurança de Trânsito e COMDEC de Ilha Solteira; Ataíde Gomes Nascimento, Chefe da Divisão da Defesa Civil de Araçatuba; Maricleia Leati, COMDEC de Sud Menucci/SP; José Valdir Magno, COMDEC de Turiúba/SP; e Hélio Negri, Diretor da Universidade Paulista – UNIP Campus Araçatuba.

O diploma foi instituído pela Resolução Casa Militar Nº 007/610, de 11 de março de 2008, e destina-se a recompensar as pessoas físicas e jurídicas que se destacaram em atividades concernentes à Defesa Civil no âmbito do Estado de São Paulo.

O prefeito discursou em alusão ao tema da oficina preparatória, mencionando a escolha de Araçatuba como pólo regional e em tom de disponibilidade total ao trabalho conjunto à Polícia militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual. “Cada detalhe desta reunião, de toda a oficina realizada

?,? é importante para proteger vidas, para cuidar de pessoas. É a preparação como forma de prevenção, que vai nos ajudar a combater incêndios quando a estiagem chegar”.