Publicado em 12 de abril de 2017 às 10:37

O prefeito Dilador Borges e a secretária de Cultura Marly Garcia participaram, nesta sexta-feira (20), de um ato especial para família do senhor Moisés Joaquim Rodrigues, ex-funcionário da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB) e principal doador de peças para o Museu Ferroviário que leva seu nome. No ato, foi entronizada a foto de Moisés que foi doada pela família.

Participaram da cerimônia, a filha do homenageado Elaine Aparecida Rodrigues e o seu irmão Carlos Joaquim Rodrigues, além de parentes e amigos. Entre as autoridades, estava o vereador Jaime José da Silva.

Durante a cerimônia, Carlos Joaquim falou da alegria em ter contribuído com a história da Ferrovia que passava por Araçatuba e em ter o irmão como homenageado. Na sequência ele tocou um aparelho de telégrafo, na qual mensagem transmitida foi “Desejamos que o prefeito Dilador faça um bom governo com a benção de Deus”.

Dilador, em seu discurso, relembrou quando chegou a Araçatuba e morava no apartamento próximo à Avenida dos Araçás. “Ali do lado passava a linha do trem e todos os dias eu ouvia o barulho, abrir e fechar a cancela. A história tem que prevalecer e fico satisfeito em ver parte dessa história ser preservada em nossa cidade.”

O museu conta com cerca de 600 peças e é localizado na Rua Quinze de Novembro e Joaquim Nabuco, na região central da cidade. Ficará aberto para visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.