Publicado em 12 de abril de 2017 às 11:37

Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito Dilador Borges participou do ato que marcou o início da obra de reversão do sistema de esgoto de Araçatuba. Em evento realizado no final da manhã, ele a vice-prefeita Edna Flor foram recebidos presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira e o pelo diretor da Samar, Ricardo Esteves.

De acordo com a concessionária, a primeira etapa da obra consistirá na construção da nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Santa Isabel, nas chácaras Arco-íris. Ao mesmo tempo, serão implantados 3.615 metros de tubulação de esgoto de linha de recalque e mais 2.717 metros de linha de gravidade. Os emissários serão implantados a partir de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Baguaçu, no bairro Cafezópolis. Esta primeira fase está prevista para terminar em seis meses.

No total, serão construídas cinco novas estações elevatórias de esgoto e implantados 14 quilômetros de novos emissários. A obra também vai beneficiar o bairro rural de Engenheiro Taveira, que hoje conta com um sistema de esgoto isolado. No bairro será construída uma estação elevatória de esgoto e a rede será ligada ao sistema de esgoto de Araçatuba, com tratamento na ETE Baguaçu. A reversão da bacia da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Isabel, na zona norte da cidade, é considerada uma das obras mais importantes do saneamento em Araçatuba porque vai permitir a instalação de novas indústrias em dois distritos industriais do município e a recuperação das lagoas de tratamento da ETE Maria Izabel, consideradas insuficientes para atender a demanda de crescimento da cidade.

Atualmente, as lagoas da ETE Maria Izabel recebem 15% de todo o esgoto de Araçatuba. O restante (85%) é tratado na ETE Baguaçu, no outro lado da cidade. Com a reversão, todo o esgoto que hoje chega à ETE Maria Izabel será revertido e encaminhado à ETE Baguaçu, que também receberá melhorias.

DISCURSOS

O presidente da GS Inima Brasil Paulo Roberto Oliveira agradeceu o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal em relação aos projetos da Samar. “Reafirmamos o compromisso da GS Inima Brasil com a cidade, queremos cumprir todas as obras programadas. Estimamos que até agosto do ano que vem, todo esse novo sistema de esgoto será concluído”, destacou Paulo Roberto Oliveira.

O presidente da câmara municipal, Rivael Papinha lembrou a todos que a Samar é uma parceira da cidade. “Esse investimento será muito importante para geração de empregos e renda para Araçatuba”, lembrou o vereador.

O prefeito Dilador Borges também ressaltou a importância desse investimento para a cidade. “Essas obras serão extremamente importantes para o nosso parque industrial. A Samar veio para melhorar a cidade, é uma parceira. Buscaremos sempre o melhor para o munícipe porque é assim que a cidade vai crescer. É um momento de alegria porque a obra vai ser finalizada muito antes do que eu imaginava, o contrato será cumprido de ambas as partes”, disse o prefeito.