Publicado em 26 de março de 2019 às 09:26

As ações da Semana da Água, evento promovido pela Prefeitura de Araçatuba através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), foram encerradas no domingo (24), com plantio de 300 árvores na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Bela Vista.

O plantio ocorreu pela manhã, em uma área dentro do Parque da Fazenda, com a participação de nove lojas da Ordem Maçônica de Araçatuba e das ordens DeMolay e Filhas de Jó, Clube da Árvore e população.

No sábado (23), houve o plantio de 45 mudas frutíferas para a formação de um pomar urbano, em uma área verde entre as ruas Osvaldo Perego e Anze Molize, no bairro Umuarama.

Na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, as atividades foram concentradas na sede da Samar. Cinquenta alunos da EMEB Cristiano Olsen, autoridades municipais e comissários da Agência Reguladora (DAEA) assistiram a uma peça teatral sobre a importância do tratamento da água com música e interação. Ao final, houve o lançamento do 6º Concurso de Desenho Ambiental, que tem como tema: “Lixo: não deixe cair pelos canos. Rede de esgoto não é lixeira”. O concurso é destinado para crianças entre 06 a 11 anos de idade e irá premiar os cinco melhores desenhos de cada série, ou seja, será escolhido um desenho de cada série (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª e 6ª). Cada vencedor será premiado com um notebook.

Crianças atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i) visitaram, na quinta-feira (21), o Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro. Elas participaram de uma roda de conversa sobre o ciclo da água, a importância das árvores e manipularam mudas de árvores durante uma oficina de plantio. Profissionais da Samar foram convidados para falar sobre a água na empresa Nestlé. 500 colaboradores da empresa entenderam sobre o processo de tratamento da água e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o abastecimento da cidade.

As atividades da Semana da Água continuaram na quarta-feira (20) com plantio de árvores intergeracional no Cemfica (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente) Solar Dr. Bezerra de Menezes, com crianças da instituição e idosos atendidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) TV. A bióloga Fernanda Andrade Bueno ministrou a palestra “Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”, também no Cemfica.

Na terça-feira (19), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tietê foi aberta para visitação de alunos do Senac, convidados da Samar e imprensa. A semana começou na segunda-feira, dia 18, com abertura da exposição fotográfica “Reflexão das Águas”, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).