Publicado em 30 de maio de 2020 às 09:33

O IBOPE Inteligência, empresa que está realizando pesquisas para medir o nível de imunização da população brasileira, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas-RS (UFPelotas), informou que uma equipe estará em Araçatuba para a segunda rodada do levantamento, a acontecer entre 4 e 6 de junho.

Segundo Patrícia Vicente, analista de atendimento e planejamento e de opinião pública, política e comunicação do IBOPE Inteligência, poderão haver dias subsequentes de coleta caso o número mínimo de entrevistas não seja realizado neste período. A terceira e última fase está prevista para ocorrer 14 dias após o término desta que se inicia.

A analista reforça que o objetivo desta pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil, a fim de auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido, que utiliza metodologia por punção digital.

“Para esta segunda fase reforçamos o treinamento metodológico e de biossegurança de todos os entrevistadores que irão a campo e contratamos uma enfermeira ou um enfermeiro em cada um dos 133 municípios participantes, com o intuito dar o suporte técnico aos entrevistadores em campo e estreitar o contato com as autoridades locais, em especial o envio das informações de pessoas testadas como positivas diretamente ao contato disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir do dia 01 de junho ele ou ela deverá entrar em contato para estreitar a comunicação”, esclarece.

“A equipe que atuará na cidade será testada antes e durante o período de campo e permanência no município. Ressaltamos que apenas aqueles que apresentarem resultado NEGATIVO poderão fazer parte da equipe”, garante.

Devido o atual cenário de pandemia, no qual a população em muitos momentos sente-se insegura em receber nossos entrevistadores devido à falta de informação e um volume expressivo de fake news circulando nas redes sociais, o IBOPE Inteligência disponibiliza aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto (objetivos, metodologia, formas de prevenção da COVID-19, etc); cartas de consentimento e assentimento; quando solicitado, os entrevistadores poderão apresentar reportagens veiculadas na mídia televisiva que informam a população sobre a pesquisa a fim de confirmar os objetivos e a veracidade do estudo.

O prefeito Dilador Borges pede compreensão e colaboração dos araçatubenses à pesquisa. “O coronavírus ainda é um problema cuja complexidade precisa ser bem estudada, para ser reconhecida de maneira suficiente a ser combatida e também para que medidas sanitárias de nível governamental local, regional e nacional sejam tomadas para nos protegerem de futuras ocorrências do gênero. Araçatuba tem conquistado autoconfiança frente a esta pandemia, mas devemos nos fortalecer ainda mais, pensando tanto no pessoal como no coletivo”.

Além de e-mail exclusivo para o esclarecimento de dúvidas a qualquer momento: pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com , é fornecido o contato da universidade idealizadora do estudo, sob coordenação do Professor Pedro Hallal, a saber: pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br.