Publicado em 23 de novembro de 2021 às 15:30

No dia 27 de novembro, às 19h, acontece a apresentação do espetáculo “Lavadores de histórias”, da Cia de Achadouros, transmitido no formato on-line pelas redes da Prefeitura Municipal de Araçatuba e Secretaria de Cultura.

A atração faz parte do Circuito SP, um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada, por meio da circulação de apresentações e ações formativas. Foram 60 municípios selecionados através do Juntos Pela Cultura, que é responsável pela união do estado, prefeituras e segmentos artísticos para o desenvolvimento da cultura e economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte.

A peça selecionada conta a história de Urucum, Tom Tom e Jatobá. Lavadores de histórias, todas as noites eles visitam os quintais abandonados da infância para lavar o que foi esquecido e revelar memórias. Ao irem descobrindo os segredos de cada história, se divertem e aprendem com elas, convidando o público a resgatar as próprias memórias e a relembrar a própria infância, para que não se perca o que já foi vivido em cada lugar.

A atuação ficou por conta de Emiliano B. Favacho, Felipe Michellini e Mariá Guedes Pereira. A peça foi dirigida por Tereza Contijo e escrita por Silvia Camossa. A cenografia foi feita por Alício Silva, figurinos por Cleuber Gonçalves e a iluminação e fotografia por Giuliana Cerchiari. A preparação acrobática foi dada por Erickson Almeida e, por fim, o painel estilizado em grafite elaborado por Celso Albino.