Publicado em 04 de outubro de 2019 às 15:54

Público pode desfrutar da natureza e conferir a feira de economia criativa, que conta com produtos de artesãos, artistas e pequenos produtores de Araçatuba; entrada é gratuita

O Parque Municipal da Fazenda, antigo Parque da Fazenda do Estado, ponto de encontro de pessoas que buscam unir o lazer à natureza em Araçatuba, recebe a Feira de Mangaio neste domingo, dia 6, das 15h às 19h. O público poderá conferir artigos artesanais, produtos naturais, roupas seminovas, discos de vinil, alimentos e livros, entre muitos outros itens disponíveis para venda ou troca.

Distribuídos em bancas, pequenos produtores, colecionadores, proprietários de brechós e sebos, artesãos, artistas e pessoas de outros segmentos da comunidade expõem seus produtos. A entrada é gratuita e o público poderá desfrutar de outras experiências culturais, como “degustação” de LPs, e até se aventurar no slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica).

A Feira de Mangaio é uma feira de economia criativa, ou seja, um espaço de relação interpessoal, trocas de experiências e valores, que tem como objetivo promover oportunidades para aquecer a produção do setor criativo. Ela integra o projeto Mangaio na Cena, aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e que conta com apoio da Prefeitura de Araçatuba e Secretaria Municipal de Cultura.

Outras edições da feira, dentro do projeto, ocorreram nos meses de agosto e setembro, no espaço Cultural Oficina de Macacos e na Praça do Jussara. A ideia de realizar esta edição no Parque da Fazenda, segundo a produtora cultural Flávia dos Santos, surgiu a fim de ressignificar o uso de espaços públicos.

“Queremos levar a comunidade para dentro do parque como forma de ocupação desse espaço que está à disposição da população. Além disso, a ideia é também aproximar a comunidade desse espaço verde, tirar as pessoas do caos do dia a dia e mostrar que estamos mais perto do que podemos imaginar de lugares públicos para nosso lazer”, complementa.

De acordo com Flávia, ainda, o objetivo das feiras de economia criativa é dar visibilidade ao artesão e ao pequeno produtor, e viabilizar o encontro de quem produz a arte com o seu potencial consumidor, além de incentivar o consumo consciente e fortalecer a ideia de comprar dos pequenos empreendedores da cidade.

O Parque Municipal da Fazenda fica na Rua Alcides Fagundes Chagas, 222, bairro Aviação (próximo ao Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado). Mais informações sobre o projeto e a feira podem ser obtidas pelo telefone e whatsapp (17) 99178-6229.

ONLINE – Além da Feira de Mangaio, o projeto Mangaio na Cena é composto também por um aplicativo e um portal homônimos de cultura e turismo. Ambos contêm a catalogação de toda a cadeia produtiva da economia criativa do município de Araçatuba. O app já está disponível para Android e IOS, com acesso gratuito pelo Play Store e Apple Store desde o início do mês de agosto. O portal entrará no ar em breve.

PROJETO – O projeto Mangaio na Cena, inscrito e aprovado dentro do módulo Economia Criativa, do ProAC Municípios, está sendo colocado em prática, além de Flávia dos Santos e Thiago Mosaico, pelos produtores culturais Rafael Batista e João Gabriel Avanso.

Serviço

Feira de Mangaio
Dia: 6 de outubro, domingo
Horário: 15h às 19h
Local: Parque Municipal da Fazenda (Rua Alcides Fagundes Chagas, 222, bairro Aviação, Araçatuba)
Entrada gratuita
Informações: (17) 99178-6229 (Flávia)

Crédito das fotos: Talita Rustichelli