Publicado em 24 de agosto de 2017 às 08:39

Nesta quarta-feira (23), profissionais de quinze Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba reuniram-se com representantes do curso de medicina do Unisalesiano para fortalecer a parceria que otimizará os atendimentos nas UBSs. A reunião ocorreu no Paço Municipal e foi conduzida por Antonio Henrique Oliveira Poletto, coordenador do curso de Medicina do Unisalesiano.

 O principal engajamento será a atuação dos alunos do curso de Medicina da universidade – que inicia em 2018 – nas UBS. A intenção é que eles participem ativamente dos programas da Saúde da Família, conforme preconizado pelo Programa Mais Médicos. A participação dos alunos de medicina nas Unidades Básicas de Saúde é pautada por lei federal, através do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde).

Poletto explicou aos representantes da saúde municipal que, logo no primeiro ano do curso, os alunos terão disciplinas que darão base para a interação do aluno com a comunidade e destacou a importância da integração da universidade com o município. “O aluno precisa ter contato com pacientes reais, e viver de perto o impacto da carreira. O contato deles com o Sistema Único de Saúde é um aprendizado único e fundamental para a construção de bons profissionais”, destacou.

Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Assistência Especializada, Paulo Ernesto Geraldo, e a diretora do Departamento de Assistência Básica, Aparecida Nava.