Publicado em 01 de julho de 2021 às 17:23

No dia 02 de julho foi instituído o “Dia do Bombeiro Brasileiro”, criado pelo decreto Federal Nº 35.309, 02 de abril de 1954. A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório da Corte, inaugurado em 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro e desde então utilizamos essa data para homenagear todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e o meio ambiente.

Em comemoração a este dia o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizará ações educativas, por meio de entrevistas em meios de comunicação, simulados, palestras, distribuição de material educativo, e outras atividades que tem como objetivo educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento, a fim de conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios em coberturas vegetais, fogo em lixo, dentre outros, e como agravante, as doenças respiratórias que são potencializadas nesse período de estiagem, levando, inclusive, em consideração, a associação destas com o agravamento de problemas respiratórios ocasionados pelo COVID-19. Diante disso o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, busca conscientizar a população a fim de expor os riscos causados pela realização de queimadas, e o consequente agravamento das enfermidades causadas por inalação de fumaça, podendo inclusive interferir no controle da situação pandêmica.

VOÇE SABIA?

Os períodos de maior ocorrência de incêndio em vegetação em nossa região ficam entre os meses de junho e outubro. Os fatores que mais contribuem para esse tipo de evento são: as queimadas agrícolas, a soltura de balões no período de festas juninas e o clima seco com ventos frios.

O QUE FAZER DIANTE DE UM FOCO DE INCÊNDIO?

• Caso o fogo na vegetação esteja próximo a sua residência, comunique seus vizinhos e acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
• Retire crianças, idosos e deficientes e os encaminhe à um local seguro.
• Caso não seja possível sair do local, cubra a cabeça e o restante do corpo com roupas molhadas e procure respirar junto ao chão.
• Não perca tempo recolhendo objetos pessoais.
• Caso não seja possível sair do local, cubra a cabeça e o restante do corpo com roupas molhadas e procure respirar junto ao chão.

EVITE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO

• Nunca jogue pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente nas rodovias, próximo a vegetações. A bituca, além de poluir,
pode provocar grandes incêndios.
• Evite fazer fogueiras – as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área afastada e sem vegetação.
• Criança não deve brincar com fósforos e isqueiros.
• Não solte fogos de artifícios próximo a áreas florestais.
• Nunca queime seu lixo, qualquer descuido pode ocasionar grandes incêndios. Tente reciclar.
• Se você vive em áreas rurais, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade. Previna que incêndios nas redondezas se alastrem para o seu terreno.
• Separe as plantações com barreiras (caminhos) para evitar a propagação do fogo, caso isso ocorra.
Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros no ano de 2020, atendeu 55.956 emergências de incêndio, sendo que dessas, 37.098 foram em vegetação natural. Assim, você é fundamental para evitar tais resultados.

A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR “REMÉDIO”

Para maiores informações acesse o site do corpo de bombeiros através do link:
http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/
ou acesse as redes sociais:
https://m.facebook.com/vigesimogbpmesp?_rdr https://www.instagram.com/vigesimogbpmesp/ https://www.youtube.com/channel/UCJbmXAFfFUwYPcAtsWEKmkg/videos

Araçatuba, 02 de julho de 2021.
FONTE: Comunicação Social do 20º Grupamento de Bombeiros